Qualidade de Vida e Tratamento
Esquizofrenia é uma doença como outra qualquer, tem tratamento eficaz que permite ao portador participar ativamente da vida na comunidade. Há no Brasil cerca de 1,7 milhões de portadores de esquizofrenia e – a cada ano – cerca de 34.000 pessoas desenvolvem a doença.
Com os avanços atuais nos tratamentos da doença, o portador de esquizofrenia tem uma vida normal, junto à família e à sociedade. É, portanto, fundamental deixar de lado os preconceitos, as idéias pejorativas e estigmatizantes.
O medicamento Risperdal Consta (Janssen-Cilag) é administrado em dose única, com ação prolongada devido à tecnologia de dispersão em microesferas que não são metabolizadas pelo fígado. O tratamento permite melhor qualidade de vida e inclusão social.
Como os números de novos casos de esquizofrenia são expressivos e existem novos tratamentos, sugerimos os psiquiatras Mario Louzã (USP) e Rodrigo Bressan (UNIFESP) para falar sobre a qualidade de vida que os pacientes têm e como encarar a esquizofrenia como uma doença controlada qualquer.