19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Lugares para namorar, curtir um friozinho e comer bem

Data:

Frias e aconchegantes, Gramado e Canela guardam atrações para serem lembradas pelo resto da vida

Por Ana Paula de Souza

Um vento frio que assopra e deixa o rosto rosado. Opções de culinária que deixam em dúvida quanto ao que comer. Belezas naturais que se misturam com as construídas pela civilização. A boa educação que vai do tratamento por parte das pessoas até o respeito dedicado aos pedestres, prioritários na hora de atravessar as ruas. E, além de tudo isso, um sotaque tão encantador que nos faz querer falar igual. Bah! Quanta coisa boa esse Rio Grande do Sul nos reserva!
São vários os costumes que povoam a região das Serras Gaúchas. Porém, em sua maioria, estão os dos descendentes de alemães e italianos. As cidades preservam a cultura de cada um desses países através das construções, culinária e festas típicas.

Gramado

A 830 m do nível do mar e com aproximadamente 32 mil habitantes, Gramado é uma das cidades mais visitadas do país. A procura pelo local é bastante grande durante o inverno, já que a temperatura pode chegar a graus negativos entre os meses de maio e setembro. Em alguns anos é possível, até mesmo, avistar neve. Já no verão, a temperatura fica em torno dos 22°C. De qualquer forma, mesmo nas estações quentes, as noites são mais frescas, devido ao ar das montanhas e dos bosques.
Entre os lugares para visitação estão vários parques e museus como, por exemplo, o Hollywood Dreams Cars (um museu de automóveis), o Mini Mundo (um parque que conserva réplicas em miniaturas de castelos e casas da Europa), Parque Knorr (uma aldeia do Papai Noel que funciona durante o ano inteiro) e os museus do Perfume e do Chocolate. Há também o Lago Negro, um parque onde as pessoas fazem piquenique e andam de pedalinho. Trata-se de um local belíssimo, mas que no passado teve uma história triste: o antigo Vale do Bom Retiro passou por um incêndio que arrasou a mata existente na região. Mais tarde o lago foi construído e decorado, em suas margens, com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, motivo que deu nome ao lugar. Além dos parques, a natureza se encontra em todos os cantos, já que quase todas as avenidas são repletas de hortênsias – flores típicas da região.
Outro detalhe que leva muitos turistas a Gramado é o fato da cidade sediar, anualmente, o Festival de Cinema Brasileiro e Latino-Americano, cujo prêmio é o famoso Kikito, uma espécie de Oscar. Mas o cinema não é a única festa em Gramado. No Carnaval, a folia é diferenciada dos demais cantos do país, pois é inspirada no Carnaval mascarado de Veneza, Itália. Há também algumas feiras de artesanato e livros, entre outros eventos durante o ano.

Canela

Canela é outra cidade gaúcha que possui diversos encantos. Muitas das atrações são semelhantes às de Gramado, já que os traços da colonização européia também são mantidos na arquitetura, na alimentação e nos costumes. Porém, os passeios em Canela são bem mais ligados à natureza. Seus parques são, em sua maioria, opções “ao ar livre”. É o caso da Cascata do Caracol, uma queda de 131 metros de altura, marca registrada do município. A cachoeira fica localizada em um parque que leva seu nome, onde é possível fazer trilhas ou apenas visualizar a beleza natural.
Além da natureza, há também atrações como o “Mundo a Vapor”, museu que reúne miniaturas de serraria, pedreira, fábrica de papel, entre outras pequenas indústrias movidas a vapor. E o mais legal é que tudo funciona de verdade e os turistas levam para casa pedaços de papéis reciclados feitos em uma das miniaturas, com dizeres que agradecem a presença de todos.
Quanto à vida cultural da cidade, em maio é realizado o Festival Internacional de Teatro de Bonecos. E, em dezembro, em todos os finais de semana, é possível assistir apresentações de corais, entre outras atrações realizadas em comemoração ao Natal.

Gramado X Canela

Gramado e Canela reúnem muito charme e clima de romance. Especialmente no inverno, quando as semelhanças com a Europa se tornam muito mais evidentes. Tudo é mágico: as comidas típicas como, por exemplo, sopas e fondues; e os eventos culturais, como festivais de música e festas tradicionais. Sem esquecer, logicamente, dos deliciosos vinhos e sucos de uva, todos produzidos na região. O primeiro, perfeito para acompanhar uma fondue, e o segundo para um delicioso café da manhã.
No mês de dezembro, Gramado promove o “Natal Luz” e em Canela há o chamado “Sonhos de Natal”. Todos os prédios – comerciais e residenciais – e a cidade, de forma geral, ficam iluminados e vários espetáculos são realizados. Mas, se a intenção não é esperar pelo fim do ano, mas aproveitar as férias de julho, fica aqui a dica. As duas cidades são mágicas e encantadoras e as atrações numerosas, em qualquer época do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça cobra ação de institutos contra o furto de bens patrimoniais

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em...

“Eu Amo Sousas”é sucesso entre os turistas

O novo letreiro de Sousas, inaugurado em dezembro pela...

Louveira é representada em lançamento de programa turístico do Estado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363