A última vez em que você ligou a máquina de lavar roupa ela estava cheia? Recentemente lançou cotonete, fio dental ou lixo na bacia sanitária? Leva mais de oito minutos para tomar banho? Descongelou a carne com água corrente da torneira da pia? Quem respondeu sim a todas essas perguntas está desperdiçando um dos recursos naturais mais preciosos do planeta, a água.
Estima-se que cada pessoa utiliza, em média, 100 litros de água por dia, sendo que 68% desse volume seja usado no banheiro. Para facilitar a economia, a cartilha apresenta um passo a passo, que começa pela definição do consumo de água em cada residência. A partir daí, são estabelecidas as medidas a serem tomadas, principalmente nos locais de maior consumo.
Entre as sugestões apresentadas na cartilha estão a instalação de aparelhos sanitários economizadores, aproveitamento da água da chuva, reutilização da água, mudanças na execução de atividades domésticas e, até mesmo, pensar melhor o jardim, utilizando plantas que necessitem de menor consumo.
De maneira bastante didática, o guia mostra todas as possibilidades de vazamento em uma casa, a forma de detectá-los e como devem ser corrigidos. Apresenta, também, tipos de equipamentos e até mesmo os tipos de plantas que menos consomem.
Com todas as informações a mão é só partir para a ação e economizar. O mais importante, para a pesquisadora, porém, é que os conhecimentos adquiridos se transformem em mudança de atitude nos hábitos diários, tornando a economia um ato natural.
Guia ensina como economizar água
Data: