25.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Prefeitura investe em roteiros para a valorização do centro histórico de Campinas

Data:

A cultura e a história permeiam as três propostas de roteiros turísticos no Centro de Campinas que estão sendo elaborados pela Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST). A valorização do centro histórico e a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do município estão entre as prioridades da atual administração.

O secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST), Sinval Dorigon, garante que o prefeito Hélio de Oliveira Santos está pessoalmente empenhado na valorização do Centro de Campinas e na preservação da história da cidade.

Dr. Hélio faz questão de destacar a importância da revitalização do Centro de Campinas. \”Trouxemos de volta ao convívio da população espaços como o Largo do Rosário, o Largo do Pará, a Praça do Jockey Club e a 13 de Maio\”, afirma.

Além de valorizar e preservar, os passeios pela região central estão sendo pensados com o objetivo de traduzir a diversidade do município. Em uma das propostas, o roteiro História, Ciência e Cultura leva o público a visitar pontos históricos de Campinas. Saindo da Praça Bento Quirino e passando pelo marco zero da cidade, o roteiro propõe passagens pelo Jockey Club, Centro de Ciências Letras e Artes, Catedral Metropolitana e Museu da Imagem e do Som (MIS).
Em História, Comércio e Serviços, o tour sai da Estação Cultura, seguindo até Loja Maçônica Independência, passando pelo Mercado Municipal com término no Colégio Culto à Ciência.
A terceira possibilidade, História, Saúde e Lazer, parte do Centro de Convivência, passa pela Santa Casa de Misericórdia, Jardim Carlos Gomes e Igreja São Benedito, terminando na Casa de Saúde de Campinas.
\”Evoluímos muito nos últimos meses no entendimento da relação entre patrimônio e turismo. Além disso, estamos aprendendo muito com o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, trocando experiências com as outras cidades\”, afirma a historiadora e coordenadora de Planejamento e Informação da SMCIST, Mirza Pellicciotta.
Mirza reforça, ainda, que é possível estabelecer uma relação entre patrimônio e turismo. \”O patrimônio pode se aliar ao turismo para torná-lo uma atividade rentável. Do ponto de vista do patrimônio, é fundamental obter o apoio mais significativo da população da cidade. Assim o processo de revitalização torna-se mais natural\”, comenta.

O diretor de Turismo da SMCIST, Fernando Vernier, concorda que a valorização dos equipamentos da cidade só será plenamente possível se houver a conscientização da população sobre a importância do patrimônio histórico e cultural. \”As pessoas precisam entender que aqueles monumentos ou prédios também são delas. Precisam entender que aquilo é para elas\”, destaca.

Sinalização Turística
Por isso, a Prefeitura está investindo também na sinalização turística da cidade, com a instalação de painéis e placas em atrativos históricos e culturais de Campinas. O Centro de Convivência Cultural, a Estação Cultura e a Torre do Castelo já estão sinalizados.

A proposta de sinalização turística de Campinas, que está sendo retomada pela Prefeitura por da SMCIST, prevê a valorização dos atrativos históricos, culturais, científicos e tecnológicos do município, com placas em locais históricos, monumentos e edifícios. Paralelamente, busca auxiliar o desenvolvimento de roteiros e circuitos turísticos comprometidos com o resgate das identidades de Campinas.

Dezesseis painéis interpretativos, quatro placas intermediárias e 33 placas de monumentos externos compõem o projeto de sinalização turística, que busca integrar-se a uma proposta mais ampla. \”O objetivo é consolidar Campinas como um pólo cultural de ciência e tecnologia\”, acrescenta Mirza.

O Centro foi priorizado por ser o local mais visitado. As placas foram idealizadas com duas faces. Em um dos lados, há informações sobre a origem do local. No outro, estão contidas as transformações pelas quais o local foi passando ao longo dos anos, com imagens e textos. Além disso, o material remete a outras opções de visitação, próximas ou não do local onde estão as placas.

Existem informações turísticas sobre lugares próximos que podem ser visitados. As placas também contêm pequenos textos com depoimentos de pessoas que estiveram no local em épocas históricas diferentes. \”A ciência e a tecnologia não podem ser esquecidas, já que temos essa ligação em quase todos os painéis\”, avalia Mirza.

\”Ações como essa resgatam a memória de Campinas e a cidadania da população. Mas, se não houver um envolvimento maior dos cidadãos, todos os investimentos do poder público caem por terra\”, aponta Vernier.

Cultura e turismo
Aos projetos e revitalização e recuperação do patrimônio histórico, soma-se o trabalho integrado das secretarias de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) e Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST) para interligar as atividades culturais desenvolvidas pela Cultura aos roteiros turísticos elaborados pelo Turismo.
O objetivo, segundo o diretor de Turismo, é ampliar e reforçar a valorização do centro histórico da cidade. \”Queremos caminhar lado a lado com a Secretaria de Cultura em projetos que têm como proposta revitalizar a área central da cidade ao resgatar as tradições do município\”, afirma.

Vernier diz, ainda, que o Departamento de Turismo pode ajudar a trabalhar de forma sistemática a valorização do centro histórico de Campinas.

As duas secretarias estão utilizando também os eventos realizados em Campinas como forma de fomentar a atividade turística na cidade. Um exemplo foi o Campinas Moto Week, realizado em abril na Pedreira do Chapadão.

\”Queremos mostrar que aqui a tecnologia, a história colonial, imperial e republicana da cidade e as áreas de proteção ambiental criam um local de diversidades e diferenças, marcado por um alto desenvolvimento econômico e humano, tornando Campinas uma cidade intensa, moderna e cosmopolita\”, completa Vernier.

Autor: Andréa Malavolta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça cobra ação de institutos contra o furto de bens patrimoniais

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em...

“Eu Amo Sousas”é sucesso entre os turistas

O novo letreiro de Sousas, inaugurado em dezembro pela...

Louveira é representada em lançamento de programa turístico do Estado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363