Imagine todos os tipos de paladares em um único prato: doce, salgado, amargo, azedo e muito, muito picante. É justamente o que você encontra na culinária tailandesa (veja aqui algumas receitas típicas).
Quem experimenta suas preparações não imagina que essa união resulta em pratos saborosos e marcantes. Por incrível que pareça, a origem dessa mistura é a falta de alimentos do povo tailandês que durante séculos criou novas receitas a partir daquilo que sobrava na dispensa. Como não fazem compotas ou doces à base de frutas (manga e mamão papaya) e ainda não podem exportá-las, preferem empregá-las em saladas.
As especiarias e pimentas são abundantes nesta culinária que conquista cada vez mais brasileiros. Mas há dez anos essa realidade era bem diferente. Quem afirma é o chef David Zisman, um dos pioneiros em trazer a gastronomia thai ao Brasil. Aliás, foi graças a sua paixão a primeira mordida – uma tradicional Sopa de Frango com Coco (Ton Kha Gai) – que David resolveu abandonar a medicina e abrir o restaurante Nam Thai. Primeiro apostou em um estabelecimento no Rio de Janeiro e há mais de um ano está em São Paulo.
“Os cariocas aceitam melhor as novidades e experimentam de tudo. Já os paulistanos são mais críticos e usam como referência o que provaram em suas viagens aos Estados Unidos. Preferem não arriscar. Tanto é assim que a maioria pede o tradicional Paad Thai, a Sopa de Frango com Camarão e ainda o Filé Mignon com Brócolis e Shitake”, esclarece.
Com base no que aprendeu na Califórnia e Bangkok, Zisman usa em suas receitas o típico molho de peixe (nampla), ao invés do sal. Ingredientes como capim limão, folha de limão kaffir e galanga (conheça melhor os principais ingredientes) – cuja função é de quebrar o ardido das pimentas – são adquiridos de um único importador localizado no bairro da Liberdade.
Outro ingrediente que não falta é o curry. Diferente do indiano em pó, o tailandês é feito no formato de pasta. Ingredientes como ervas, raízes, alho, cebola, pasta de camarão e sal sempre estão na mistura. O que difere uns dos outros são as pimentas (Pasta Tailandesa de Curry Verde). “Também preparamos aquele que leva anis e canela, extremamente aromático. É uma influência dos mulçumanos”, destaca o chef.
“Os pratos com curry representam o refinamento culinário com o qual os tailandeses têm conseguido conquistar os paladares mais exigentes”, ressalta Tasanai Phian-o-Pas, chef da rede Thai Gardens, com restaurantes em São Paulo, Madri, Cidade do México e Barcelona.
Frutos do mar, arroz jasmin e massas à base de arroz sempre estão presentes. Mas o consumo de aves, porco e carne de vaca também é muito grande.
“Depois da japonesa e da chinesa, considero a tailandesa a terceira onda gastronômica. Isso vale para restaurantes e para as cozinhas de casa”, completa Zisman.
por Juliana Lopes