21.9 C
Campinas
segunda-feira, dezembro 23, 2024

ONG Saúde em Vida realiza ações para a detecção de hepatites em Campinas e Limeira

Data:

A Organização Não-Governamental (ONG) Saúde em Vida – Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo promove, no próximo sábado (26), campanha pública de detecção e prevenção de hepatite no bairro Jardim Santa Mônica, na Rua Reinaldo Bolygel, 849 (ao lado da quadra esportiva), região norte de Campinas, e durante o projeto Limeira Cidadão, no parque Nossa Senhora das Dores, nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Aparecida Machado Julianelli, (Avenida Vitório Bortolan, 1350), em Limeira. As ações serão realizadas das 8h às 12h em Limeira, e das 9h30 às 15h em Campinas.

Os voluntários da ONG realizarão exames para detecção de hepatite C e oferecerão orientações sobre formas de contágio, grupos de risco, sintomas, prevenção e tratamento. Serão feitos cerca de 700 testes no total, sendo 500 em Campinas e 200 em Limeira.

O diretor da entidade, Christian Joseph Souza Carvalho, afirma que milhares de casos de hepatite teriam sido evitados se a população tivesse acesso a como se precaver da doença e soubesse as origens dela e quais os grupos de risco.

“O nosso objetivo ao realizar estas campanhas é divulgar a doença, ensinar a população a prevenir-se e, também, oferecer gratuitamente o teste às pessoas que se encaixam no grupo de risco, como os usuários de drogas injetáveis e pessoas com tatuagens”, explica Souza Carvalho.

A ONG Saúde em Vida já programou algumas ações de orientação e prevenção da hepatite para o primeiro semestre deste ano. No dia 17 de maio, (em comemoração ao Dia Internacional das Hepatites, no dia 19 de maio), voluntários da organização farão uma apresentação pública sobre a entidade na Câmara Municipal de Campinas e dois médicos especializados em doenças hepáticas, um da PUC-Campinas e outro da Unicamp, abordarão o tema hepatites virais.

Outra ação será uma campanha de orientação e conscientização da necessidade de imunização contra a hepatite B, a ser realizada durante o ano letivo e no período de recesso escolar, tendo como alvo alunos matriculados na rede de ensino municipal e/ou estadual do Ensino Fundamental. Os casos de alto risco, como os portadores de tatuagens e piercings, usuários de drogas injetáveis e filhos de mães portadores de hepatite C, terão destaque na campanha.

ONG Saúde em Vida
Com duas unidades na região, uma em Campinas e, outra, em Limeira, a Ong Saúde em Vida foi fundada por portadores de hepatites e transplantados hepáticos, para orientar e conscientizar a população em geral sobre as particularidades não conhecidas das hepatites virais.

A divulgação sobre a doença engloba os seus efeitos, a sua propagação, os meios e formas de contaminação, as manifestações, riscos, os métodos de detecção, tratamentos disponíveis, maneiras de prevenção, instituições e profissionais especializados no tratamento da patologia e as possibilidades de recuperação.

A ONG promove o intercâmbio de informações com outras entidades para a realização de programas e projetos de interesse social, e procura realizar parcerias sempre com profissionais da área de saúde (infectologista, hematologista ou gastroenterologista), a fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Problema de saúde pública
As hepatites virais estão tornando-se um importante e gravíssimo problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com grande impacto pessoal, social e econômico. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. No mundo, são cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B e, aproximadamente, cerca de 300 milhões de portadores do vírus da hepatite C.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) estima que 75% dos habitantes já tiveram contato com o vírus da hepatite A e que aproximadamente 20% da população teve contato com o vírus da hepatite B. Atualmente os casos crônicos de hepatite B e C devem corresponder a cerca de 1% a 3% da população brasileira, respectivamente.

A maioria das pessoas desconhece ser portadora e constitui-se em um elo importante na cadeia de transmissão do vírus das hepatites B e C. Os profissionais da área de saúde das equipes de atenção básica têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras da doença. Para que possam exercer esse papel é necessário que as equipes estejam aptas a identificar os casos suspeitos, solicitar exames laboratoriais adequados e realizar encaminhamentos dos casos indicados aos serviços especializados de referência.

Sobre a hepatite
A hepatite é uma doença considerada silenciosa, e muitos portadores dos vírus só descobrem que estão doentes após 20 anos de infecção, dificultado o tratamento e, muitas vezes, levando ao óbito. A doença pode ser aguda ou crônica e tem diferentes origens: virais, auto-imunes (quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos atacando-os para destruí-los) ou, ainda, serem causados pela reação ao álcool, drogas e medicamentos. A doença causa inflamação no fígado.

A hepatite viral é uma patologia considerada relativamente comum que leva a destruição das células hepáticas. Ela é causada por cinco tipos de vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B, C, D, E e G), sendo alguns de maneira isolada e, outros, em combinação. Atualmente, existem vacinas apenas para as hepatites A e B e, apesar dos programas de vacinação e da triagem do sangue usado em transfusões, os vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B e C) continuam a ameaçar a saúde de milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Planejamento reforça compromisso do governo com ‘Atenção Primária e Atenção Especializada’

A Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento...

Ministério da Saúde distribui 1,5 milhão de doses de vacina contra Covid-19

Todos os estados e o Distrito Federal receberão cerca...

Ministério da Saúde apresenta novo modelo de UBS que vai ampliar a rede do SUS

O Ministério da Saúde disponibilizou os projetos de arquitetura...

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363