A programação semanal de concertos conta com atração internacional uma vez ao mês. No programa de cerca de 55 minutos, obras de Mahler e Strauss
São Paulo, 26/06/2006 – Na próxima segunda-feira, dia 03 de julho, às 12h, a basílica do Mosteiro de São Bento será palco de mais uma atração internacional de música erudita. Trata-se do quarto concerto da série gratuita “Mosteiro ao Meio-Dia Internacional”, que traz o Quarteto Fauré, grupo alemão composto por Dirk Mommertz(piano), Sascha Frömbling(viola), Erika Geldsetzer(violino) e Konstantin Heidrich(violoncelo).
Fundado em 1995, o Quarteto Fauré participou dos principais concursos de música da Alemanha(primeiro lugar nos concursos Deutscher Hochschulemusikwettbeverb/1997, e Deutscher Musikwettbeverb/1999). Gravou CDs com peças de compositores como Johannes Brahms, Gabriel Urbain Fauré e Antonin Leopold Dvórak. O quarteto realizou também turnês pela Itália, França, Noruega, Finlândia, Bélgica, Espanha, Suíça, Holanda, Romênia, Equador, Chile, México, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil(2003).
O grupo freqüenta desde 2004 o Conservatório de Karlsruhe, sul da Alemanha, e dedica-se a redescobrir obras-primas quase esquecidas de compositores como Ernest Chausson, Josef Suk e Theodor Kirchner. Dentre os festivais de música da Alemanha, o \”Fauré\” participou do Rheingau Music Festival, do Schleswig-Holstein Music Festival, do Festspiele Mecklenburg Vorpommern, do Kissinger Sommer e do Schwetzingen Festival. Também tocou em festivais europeus como o Festival de L’Orangerie de Sceaux, o Kuhmo Chamber Music Festival, o Shaldon Festival e o Mänttá Music Festival. Quanto às salas de concerto, apresenta-se regularmente em renomadas como a Philharmonie Berlin, a Concertgebouw, a Amsterdã, a Wigmore Hall, a Londres, a Alte Oper, a Frankfurt, a Purcell Room, a Londres, a Saint John’s Smith Square, entre tantas outras.
Para o programa de aproximadamente 55 minutos na basílica, o quarteto apresenta obras de Mahler e Strauss.
O projeto \”Mosteiro ao Meio-Dia\” – Com excelente acústica e localização estratégica – bem no Centro da cidade de São Paulo -, a série \”Mosteiro ao Meio-Dia\” já é um evento conhecido não só pelos freqüentadores do Mosteiro de São Bento, como por grande parte dos paulistanos. A série começou em agosto de 2004 com a apresentação de grandes nomes nacionais da música erudita e instrumental. O projeto, que foi criado com o objetivo de atender de forma cultural-artística ao grande número de pessoas que circula pela região central neste horário, tem atraído também o público de vários outros pontos da cidade. Nestes quase dois anos da série, são cerca de 800 o número de pessoas assistindo a concertos de alta qualidade e sempre gratuitos.
A atração seguinte na basílica do Mosteiro de São Bento será a série \”Mosteiro ao Meio-Dia Nacional\”, em 10 de julho, às 12h, com o Coral Doxa. Já a série \”Mosteiro ao Meio-Dia Internacional\” retorna em 14 de agosto, com apresentação de um grupo canadense, o I Musici de Montreal.
Programa Quarteto Fauré
Richard Strauss Quarteto em Sol menor, Op. 13
Allegro
Presto
Andante
Vivace
Gustav Mahler Movimento para piano quarteto