Os roteiristas brasileiros Fellipe Gamarano Barbosa e Karen Sztajnberg estão entre os finalistas latino-americanos do Festival de Cinema Sundance, com o filme “Casa Grande”, que aborda o sistema de cotas nas universidades, uma nova questão social brasileira. O evento acontece entre os dias 15 e 25 de janeiro nas ruas de Park City, Utah.
Este ano, os organizadores do festival receberam mais de nove mil inscrições, quatro mil a mais do que no ano passado, e esperam receber mais 50 mil, aproximadamente, durante os dez dias do evento. Serão exibidos ao público 200 filmes.
Os prêmios, concedidos pela rede de TV estatal japonesa NHK e pelo Instituto Sundance, são US$ 10 mil em dinheiro, além da assistência do Instituto no desenvolvimento das filmagens e garantia de exibição nas televisões japonesas.
Assim como nas edições anteriores, o Instituto Sundance manterá a tradição de exibir, de graça, uma exclusiva lista de filmes em seu site oficial: www.sundance.org/festival.
Durante o festival, os visitantes poderão, ainda, desfrutar das belas pistas das famosas estações de esqui Park City Mountain Resort, The Canyons Resort e Deer Valley Resort, tornando a viagem ainda mais agradável.
Ao longo dos 30 anos de existência, o festival se estabeleceu como fonte número um para a descoberta de novos e talentosos cineastas, como Todd Haynes, Spike Jonze, Paul Thomas Anderson, Wes Anderson, David O. Russell, Tamara Jenkins, Nicole Holofcener e Alexander Payne.
Para ter acesso à lista completa dos filmes escolhidos e obter mais informações sobre o evento, acesse o site http://festival.sundance.org/2009/
Sobre o festival
O Festival de Cinema de Sundance, maior evento de filmes independentes dos Estados Unidos, foi fundado pelo ator Robert Redford em 1981. Hoje, além de ter muito prestígio, também representa um importante mercado para a indústria cinematográfica mundial, sempre ávida por inspiração e novos talentos.
A lista de filmes descobertos no Sundance é longa e inclui ‘Sexo, Mentiras e Videotapes’, de Steven Soderbergh, ‘Cães de Aluguel’, de Quentin Tarantino, e ‘El Mariachi’, de Robert Rodríguez.