O novo sistema de transporte coletivo de média capacidade que será implantado em Campinas, conforme anunciado na manhã desta terça, dia 3 de março, pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, estará integrado à Rede Estrutural de Transporte Coletivo de Campinas e vai operar com o Bilhete Único.
Desta forma, todo usuário poderá utilizar um ônibus ou micro-ônibus de seu bairro até os corredores onde o sistema de Veículo Leve sobre Pneus (VLP) estará em operação e, em seguida, utilizar o VLP; ou fazer o trajeto inverso no retorno para casa, pagando por isso apenas uma tarifa no período de uma hora, de segunda a sábado, ou por duas horas, aos domingos e feriados.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Gerson Luís Bittencourt, os atuais concessionários do Sistema InterCamp também deverão ser os responsáveis pela operação do VLP.
Os contratos de concessão firmados entre a Prefeitura e os consórcios, em 29 de abril de 2006, têm validade de 15 anos, podendo ser prorrogados por mais cinco anos. Para a operação do VLP, bastaria um ajuste nesses contratos e as concessionárias do InterCamp já se mostraram interessadas no projeto.
De acordo com os estudos elaborados para o projeto de implantação do VLP, o sistema será responsável pelo transporte de cerca de 220 mil passageiros por dia dos eixos Campo Grande e Ouro Verde, demanda correspondente a cerca de 37% dos 600 mil passageiros transportados diariamente no InterCamp.
“Ao contrário do que acontecia com o antigo VLT, trata-se de um sistema que será o responsável pelo transporte de um número significativo de passageiros por dia”, ressaltou Bittencourt.
Além disso, a expectativa da Prefeitura é que o novo sistema possa atender a um número ainda maior de passageiros porque o objetivo é conquistar novos usuários entre o público que atualmente utiliza o próprio veículo para realizar seus deslocamentos.
“Trata-se de um sistema moderno e acessível, que oferecerá viagens rápidas e seguras, com características especiais, como ar condicionado e música ambiente. Por isso, acreditamos que ele também conquistará usuários entre as pessoas que hoje utilizam o automóvel”, disse o prefeito Dr. Hélio.
O VLP também proporcionará ganhos operacionais que vão tornar as viagens mais rápidas. Afinal, os veículos utilizados terão apenas 2,20m de largura, medida que permite ultrapassagens nos pontos de parada.
Desta forma, além das linhas tradicionais que vão parar em vários pontos para o embarque e desembarque de passageiros ao longo do percurso, o VLP vai oferecer linhas expressas, que vão seguir diretamente do bairro para a região central da cidade.
Meio ambiente
Todo projeto do VLP foi concebido levando em consideração a preocupação com o meio ambiente. A implantação do sistema terá baixo impacto ambiental e ainda existe a expectativa de significativa redução nos índices de emissão de poluentes, à medida que o número de ônibus em operação será reduzido e os pontos de lentidão na região central da cidade deverão cair.
Tecnologia dos veículos
Nos próximos dois meses, os técnicos da Prefeitura vão trabalhar no detalhamento do projeto e da tecnologia a ser utilizada. Em princípio, existe a preferência pelo veículo guiado sobre pneus, com um sistema inovador que utiliza um único trilho central embutido no pavimento.
A opção pelos pneus também oferece menor ruído, maior aderência ao pavimento, facilidade de manutenção e melhor frenagem.
Além disso, os veículos serão movidos por um sistema híbrido de propulsão, com o uso da eletricidade, sempre que possível, e de um segundo modelo que ainda será escolhido entre o gás, álcool e o diesel.