Nove tradicionais hotéis de São Paulo e Rio de Janeiro participam da edição 2009 do YCI (Youth Career Initiative), programa de educação, capacitação e auxílio à inserção no mercado de trabalho para jovens de baixa renda. Ao todo 77 jovens serão treinados pelos hotéis, responsáveis por mobilizar recursos humanos, financeiros e operacionais.
As aulas iniciaram no dia 9 de março em São Paulo e dia 16 no Rio de Janeiro.
Em São Paulo os hotéis são: Marriott Aeroporto, Renaissance São Paulo Hotel, InterContinental São Paulo, Marriott Executive Apartments e Grand Hyatt São Paulo; enquanto no Rio de Janeiro participam do projeto os hotéis InterContinental Rio de Janeiro, Copacabana Palace, Rio Othon Palace e J.W. Marriott.
Baseado em aulas práticas e teóricas, que são ministradas por diretores e gerentes de diversos departamentos dos hotéis participantes, o projeto é focado para jovens que já concluíram o ensino médio. O intuito é proporcionar ao jovem experiência educativa vivencial, apoiada em profissionais experientes, que possam influenciar sua escolha de carreira de maneira mais informada e assertiva.
Um dos segredos do sucesso do programa é contar com vários parceiros para sua realização. Além do imprescindível papel dos hotéis, conta com o apoio financeiro do Instituto Hedging Griffo, apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e gerenciamento global do International Business Leaders Fórum – IBLF.
Histórico
O YCI foi criado em 1995 no Hotel Pan Pacific, em Bangkok, na Tailândia. A princípio, o programa limitou-se a este hotel que assistiu a nove participantes. Porém, diante do seu grande sucesso, em doze anos, transformou-se em uma forte parceria entre o setor privado (indústria hoteleira) e a sociedade civil – com um ampliado número de hotéis – focada na redução da pobreza, do risco de exploração, da exclusão social e o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. O programa foi expandido globalmente e hoje é operacionalizado em todos os continentes sob coordenação do International Business Leaders Fórum – IBLF. No Brasil, o IDIS é o parceiro coordenador local da iniciativa desde 2007.
O YCI foi implantado no Brasil, em 2005, como um programa piloto em seis hotéis da rede Marriott – beneficiando o treinamento de 40 jovens. Até 2008, o YCI já capacitou 234 jovens. Entre 2005 e 2007, 167 jovens se formaram no programa de educação e de capacitação. Após o curso, segundo pesquisa de acompanhamento do IDIS, dos 146 participantes encontrados, 73% continuam trabalhando e 90% que já atuam no mercado conseguiram o primeiro emprego até seis meses após o término do YCI.
Sobre o IDIS e o IBLF
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – é uma organização social de interesse público (OSCIP) que oferece consultoria para empresas, famílias, indivíduos e comunidades em investimento social privado. Por meio da promoção e estruturação do investimento social privado, o IDIS busca sistematizar diferentes modelos de intervenção social que contribuam com a redução das desigualdades sociais no País.
O IBLF – International Business Leaders Fórum – é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 1990, no Reino Unido, pelo Príncipe de Gales – Príncipe Charles – e por um seleto grupo de diretores-presidentes de empresas internacionais. Sua missão é promover responsabilidade empresarial voltada para o desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental), particularmente, em países de economia emergente. YCI é um programa do IBLF.