33.9 C
Campinas
sexta-feira, dezembro 26, 2025
spot_img

Senac Campinas apresenta programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Data:

Nos últimos cem anos o planeta já perdeu metade de sua extensão florestal, segundo informações disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil, apesar de ter perdido dois quintos de suas florestas, ocupa o terceiro lugar entre os países com maior cobertura florestal, além de estar na sexta posição no ranking dos países que possuem mais espécies ameaçadas de extinção – embora detenha 10% de toda a biodiversidade mundial – entre as 151 nações estudadas pelo WWF, em seu relatório de 1999.

Hoje, não faltam discussões acerca da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Preocupado com a questão ambiental e em promover a conscientização, o Senac realizará em 36 unidades do Estado, de 1º a 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente.

Em Campinas, nos dias 2, 4 e 5 de junho, a população poderá contar com uma programação gratuita que reúne informação e arte. Serão palestras, exposições fotográficas e de vídeo e projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos da instituição, que visam estimular a reflexão da comunidade local.

Nos dias 2, 4 e 5 de junho, às 19h30, três especialistas ministram palestras sobre os temas: Retorno de Investimento em Projetos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável e Mineração: Princípios, Dimensões e Critérios e Consumo e suas Conseqüências Ambientais.

Durante toda a Semana do Meio Ambiente o público poderá conferir uma exposição fotográfica sobre o Bosque dos Jequitibás realizada por alunos do curso Introdução à Fotografia Digital. As imagens trazem a natureza, de acordo com as impressões pessoais de cada participante. A exposição, aberta ao público, está disponível no pátio da unidade.

No dia 4, às 21 horas, será exibido um vídeo-documentário de curta duração sobre o Projeto de Ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, produzido pelos alunos do curso Produção para TV e Vídeo.

A programação especial será encerrada (em – qual o dia?) pelos alunos do curso Técnico Ambiental. Serão apresentados dois projetos: Ribeirão Anhumas: Educação Ambiental, Reciclagem e Análise de Água, com ilustração das etapas do trabalho de coleta de água e dos materiais encontrados no rio, e o Projeto Água, para o qual os alunos reuniram amostras dos rios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para classificá-los de acordo com o grau de poluição, comparando o que está descrito na legislação.

Com a realização da Semana do Meio Ambiente o Senac tem como objetivo, possibilitar reflexões e discussões sobre a poluição provocada pela indústria, agricultura e demais atividades humanas, além de buscar alternativas sustentáveis para o meio ambiente e orientar a sociedade sobre a necessidade de preservar a natureza.

“A iniciativa visa atingir não somente os alunos da instituição, mas também colaboradores, docentes e a comunidade em geral. Neste ano daremos enfoque especial aos impactos que os hábitos de consumo causam ao meio ambiente e abordaremos as maneiras de agir conscientemente, sem prejudicar o planeta”, acrescenta Estevão Bento, coordenador do evento na unidade Campinas.

A participação nas atividades é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 2117-0600, e-mail: campinas@sp.senac.br ou pessoalmente no Senac Campinas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho por recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Programação

Palestra: Retorno de Investimento em Projetos Ambientais

Data: 2/6, terça-feira

Horário: das 19h30 às 21 horas

Palestrante: Ivan de Paula Rigoletto – É mestre em engenharia civil pela Unicamp. Atua há 17 anos na área de meio ambiente. Foi Delegado Brasileiro em duas reuniões da ISO, participou da primeira tradução da ISO 14001, e continua Membro do Comitê 38 da ABNT. É co-autor do livro “Tintas e Vernizes, Ciência e Tecnologia”, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti. Atualmente é gerente executivo de meio ambiente, saúde e segurança da PPG para a América Latina onde também é membro do Conselho Global de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Palestra: Desenvolvimento Sustentável e Mineração: Princípios, Dimensões e Critérios

Data: 4/6, quinta-feira

Horário: das 19h30 às 21 horas

Palestrante: Elias Monteiro Delgado – Formado em tecnologia em gestão ambiental pela Universidade São Marcos. Desenvolve trabalhos de gestão de impactos ambientais na mineração e na construção Civil na região de Paulínia, pela empresa Galvani Engenharia Ltda.

Palestra: Consumo e Suas Conseqüências Ambientais

Data: 5/6, sexta-feira

Horário: das 19h30 às 21 horas

Palestrante: Renato Mantovani – Formado em administração de empresas pela Unisal, com MBA em Gestão Comercial pela FGV, especialização em psicobiofísica pela USP, e máster em PNL. Atualmente é Executivo de Contas do Senac Campinas.

Serviço: Semana do Meio Ambiente

Local: Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro

Mais informações: telefone (19) 2117-0600 ou e-mail: campinas@sp.senac.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

A flotilha Yaku Mama chega a Belém após viagem de 25 dias pelo Amazonas para cobrar ações na COP30

Formada por mais de 60 lideranças ambientais, partiu do...

PF destrói 49 embarcações em nova ofensiva contra garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Hefesto II apreende celulares e mercúrio, mira financiadores...

Lula diz que Brasil sediará COP 30 com “autoridade de quem dá exemplo” e defende pesquisa de petróleo

Em agenda na Indonésia, presidente afirma que País lidera...

Alckmin abre Pré-COP em Brasília com foco em metas climáticas e pressão por compromissos globais

Reunião ministerial prepara terreno para a COP30, que será...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade