Tradição reúne passoas para comer, dançar e se divertir
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os partcipantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de danças de quadrilha em torno de fogueiras.
O uso de balões e fogos de artifício durante a Festa de São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Os fogos de artifício fazem parte dos espetáculos pirotécnicos e tornaram-se uma parte essencial da festa. Segundo a tradição popular, os fogos servem para despertar São João Batista.
A quadrilha
A quadrilha brasileira se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos.
Simpatias
Moças solteiras, desejosas de se casar, costumam no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio fazer diversas simpatias para encontrarem o amado. Entre muitas simpatias selecionamos uma: Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
Fonte: Wikipedia
Caroline Nunes




