Colírios, remédios controlados, anestésicos, todos com prazo de validade vencido, são jogados de forma irregular no lixo comum, como no doméstico. A natureza trabalha em ciclos “nada se perde, tudo se transforma”. Este é um grande problema do mundo moderno, o rejeito da natureza não retorna ao ciclo, transformando-se em novas matérias-primas, podendo tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente e na surgimento de doenças.
Os resíduos provenientes de hospitais, clínicas médicas ou odontológicas, laboratórios, farmácias é potencialmente perigosos, pois podem conter materiais contaminados com agentes biológicos, produtos químicos e quimioterápicos, agulhas, seringas, lâminas, ampolas de vidro. Resíduos, os medicamentos vencidos, contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. Infelizmente, as suas conseqüências são percebidas apenas depois de muito tempo de uso.
Os efeitos da exposição prolongada do homem a substâncias originadas por esse tipo de lixo ainda não são totalmente conhecidos. No entanto, testes em animais mostraram que os metais pesados provocam sérias alterações no organismo, como o aparecimento de câncer, deficiência do sistema nervoso e imunológico e distúrbios genéticos. Quando não são adequadamente manejados, os resíduos perigosos contaminam o solo, as águas e o ar.
Uma forma de amenizar a poluição é a incineração, a transformação da maior parte dos resíduos em gases, através da queima em altas temperaturas (acima de 900º C), em um ambiente rico em oxigênio, por um período pré-determinado, transformando os resíduos em material inerte e diminuindo sua massa e volume.
Todos nós podemos contribuir para minimizar os problemas causados pelo lixo com pequenas ações no dia-a-dia, como:
• evitar a compra de produtos que possuem elementos tóxicos ou perigosos;
• não descartar remédios no lixo; o mesmo vale para materiais usados em injeções e curativos feitos em casa. Procure a Farmáxima, para informar-se sobre alternativas mais adequadas de descarte.
Farmáxima preocupa-se com medicamentos descartados de maneira irregular
Data:




