11.9 C
Campinas
sábado, julho 5, 2025

Quarto óbito por influenza A (H1N1) no Brasil

Data:

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, nesta terça-feira (14), da morte de um paciente infectado pelo novo vírus influenza A (H1N1), no Estado de São Paulo. É o quarto óbito no país em conseqüência da nova gripe.

Trata-se de paciente de 28 anos, que apresentou sintomas em 1º de julho. Procurou serviço médico no último dia 4, quando foi internado, com dificuldade respiratória. No último dia 7, o quadro clínico se agravou. O paciente morreu no último dia 10, mas o resultado do exame só foi divulgado hoje.

Investigações iniciais apontam que o paciente teria tido contato com estrangeiros que estavam no Brasil, informações ainda não confirmadas pela vigilância epidemiológica.

Este é o segundo caso de óbito confirmado de paciente com o vírus Influenza A (H1N1) em que a forma de transmissão do vírus ainda está sendo investigada. Desse modo, até o momento, o Ministério da Saúde não tem evidências para declarar transmissão sustentada do vírus entre pessoas, no país.

O Ministério ressalta que já vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia 3, o MS anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, adotadas por estados e municípios, têm o objetivo de oferecer tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem.

É importante ressaltar que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.

O monitoramento da circulação do novo vírus no país está sendo feito pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

O Ministério orienta a população que, ao sentir sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo), procure o serviço de saúde mais próximo, para avaliação de um médico.

De acordo com a última atualização de dados do Ministério da Saúde, em 10 de julho, havia 1.027 casos confirmados da nova gripe no país. Uma nova atualização dos dados ocorrerá nesta quarta-feira (15/7).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...

Governo anuncia novo hospital universitário e libera R$ 170 milhões para municípios mineiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira...

SUS passa a oferecer tratamento integral para dermatite atópica

A dermatite atópica – condição dermatológica que acomete principalmente...

Dia Nacional da Adoção: conheça o médico que adotou criança abandonada no Hospital Ouro Verde

Quando uma adoção acontece, identidade e relacionamentos são construídos,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade