O Ministério da Saúde lançou no ano passado o programa “Farmácia Popular do Brasil”. Com o objetivo de facilitar a vida da população brasileira, o programa amplia o acesso das pessoas aos medicamentos essenciais, com preços até 85% menor do que nas redes privadas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a responsável pela execução do programa. Os remédios utilizados são produzidos pelos laboratórios privados e comprados pela Fundação que também se responsabiliza pela compra e abastecimento da farmácias, e capacitação dos profissionais que trabalham nos estabelecimentos.
O Programa no Estado de São Paulo conta com 19 unidades em funcionamento e 24 em fase de implementação.
A Farmácia disponibiliza de 84 medicamentos a preços populares assegurando a saúde da população brasileira. O programa tem caráter educativo. Assim, é necessário na compra do medicamento a receita médica prescrita por funcionários de rede pública ou particular. Já as instalações, permiti contato entre o usuário e farmacêutico, garantindo orientações sobre os tratamentos.
Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que as despesas com saúde são as que mais pesam no orçamento familiar dos brasileiros.
Remédio mais barato chega a população
Data:




