21.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Nova campanha tira principais dúvidas sobre Influenza A

Data:

A partir de hoje, 20 de julho, entra no ar nas emissoras de TV e de rádio e jornais a nova etapa da campanha do Ministério da Saúde para reforçar, junto à população, a comunicação sobre Influenza A (H1N1). Foram produzidos filmes e spots com informações que esclarecem as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença. Manter os brasileiros bem informados sobre a nova gripe tem sido uma das preocupações do Ministério, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a disseminação global do vírus causador da doença. O investimento nesta etapa da campanha estimado é de R$ 5 milhões.
A nova campanha atende às necessidades de informação identificadas em pesquisa realizada entre os dias 4 e 6 de julho, quando foram entrevistados 802 brasileiros. Os resultados do levantamento demonstram o bom nível de informação do brasileiro sobre o vírus.
As conclusões indicam que 66% dos entrevistados conhecem os sintomas da gripe A (H1N1) e que 75% já viu alguma propaganda sobre a doença. Outros 67% avaliaram de forma positiva a comunicação coordenada pelo MS sobre o tema. As demandas feitas pelos entrevistados em citação espontânea revelaram que as dúvidas mais recorrentes são sobre contágio (15%), sintomas (15%) e prevenção (13%).

POSTO DE SAÚDE – A campanha intitulada “Tire suas dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)” tem como protagonista o Doutor Bactéria que explica, em linguagem simples, por exemplo, como se pega a nova gripe e quando se deve procurar atendimento médico. Além disso, as peças orientam o cidadão a não se automedicar e a procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança caso a pessoa sinta os sintomas da nova gripe: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar. O país conta com 68 hospitais de referência que a rede pública possui em todos os Estados do país estão preparados para atender e tratar casos graves.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou durante coletiva de imprensa, na última quinta-feira (16), que as ações de comunicação vão continuar e serão reforçadas. “As ações de comunicação são uma iniciativa importante para manter a população esclarecida e haverá um reforço nas áreas de fronteira do Brasil com países do Mercosul”, afirmou Temporão.
Até o momento, o Ministério da Saúde fez cerca de 1 mil inserções na televisão sobre o tema, mais de 10 mil spots nas rádios de todo o país, fez ações específicas em grandes eventos, como a Parada Gay em São Paulo, e vem atuando nas redes sociais da Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados...

Ministério da Saúde conclui distribuição de imunizantes contra Covid-19 para 11 estados

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição das doses...

Conhecimento e aprendizado marcam o Curso Latino-Americano de Topo-Tomografia em Sousas

O Curso Latino-Americano de Topo-Tomografia, realizado em Sousas, nos...

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363