Prestar atendimento gratuito a uma população carente na cidade de São José do Xingu, ao norte de Mato Grosso. Realizar procedimentos clínicos, laboratoriais e pequenas cirurgias, assim como levar informações sobre prevenção de doenças. Esses são os objetivos da Missão Xingu, projeto composto por quatorze profissionais do Hospital Vera Cruz, que acontece pelo 5° ano consecutivo.
No dia 18 de setembro, durante uma semana, sete médicos de diferentes especialidades, três dentistas, duas enfermeiras e duas técnicas em higiene dental – equipe chefiada pelo ginecologista obstetra Dr. José Alberto Barbosa Lima e pelo oftalmologista Dr. Marcos Miguel Morandi – realizarão exames, consultas e palestras aos habitantes da região, incluindo a população indígena.
A grande novidade para este ano é a ida de um engenheiro que fará um projeto para a fluoretação da água, ainda inexistente no município. O flúor é importante no desenvolvimento dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio, além de prevenir as cáries. Além disso, haverá uma campanha de prevenção de câncer bucal, realizada pela equipe de odontologia. As enfermeiras também farão palestras sobre prevenção e ajudarão nos cuidados básicos. Uma médica vascular ministrará palestras sobre as doenças mais importantes na sua área, além de estimular hábitos saudáveis na comunidade. Para entreter e ao mesmo tempo informar os habitantes da região, os médicos atuarão em uma peça de teatro educativa.
No ano passado foram prestados mais de dois mil atendimentos nas áreas da ginecologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia e odontologia. Foram doados cerca de 147 óculos, medicamentos, revistas, livros e folders educativos.
Durante os quatros anos de missão, a equipe sempre foi muito bem recebida pela população local. Este fator motivou os profissionais a continuar acreditando na importância do projeto. “A Missão Xingu tem a intenção de ajudar, mas a impressão que fica para quem participa é que eles fazem mais por nós do que nós fazemos por eles. É um momento de intenso aprendizado e voltamos transformados a cada experiência”, diz Dr. José Alberto.
Missão Xingu
O projeto, que já transformou a vida de muitas pessoas, teve o seu início em 2005, com uma viagem à cidade de São José do Xingu e ao Parque Indígena do Xingu. O oftalmologista Dr. Morandi e o ginecologista Dr. José Alberto decidiram realizar uma assistência médica aos índios Kaiapós. Eles prestaram atendimento nas aldeias do Piaraçú e Metuktire, localizadas às margens do rio Xingu, sendo uma a 50 km por estrada de terra e a outra com acesso de barco a 150 km do município de São José do Xingu (MT).
Sem ter qualquer tecnologia à mão, os médicos utilizaram uma das atividades do dia-a-dia dos índios – a de colocar a linha no anzol para realizar a avaliação oftalmológica. Presenciar a surpresa e a alegria dos integrantes da tribo, diante da possibilidade de enxergar melhor com o uso dos óculos doados, foi um dos motivos que sensibilizou e comoveu os profissionais. E o que era para ser uma viagem de aventura, transformou-se em um projeto social denominado “Missão Xingu”. Desde então, o projeto tem realizado uma missão por ano.
Mais informações pelo site: www.missaoxingu.com.br




