Os amantes do bom futebol já podem se preparar. O melhor do futsal feminino do nosso Continente estará em Campinas, de 3 a 7 de setembro, para a realização do 3º Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, dia 13 de agosto, na Sala Azul do Paço Municipal, pelo secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, e pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Hideraldo Jorge Santana Martins.
O Ginásio da Unicamp foi o local escolhido para a realização do torneio. O local será adequado com a colocação do piso próprio exigido pela Fifa, em competições internacionais.
Para esta edição, oito seleções confirmaram presença na competição: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Venezuela, Equador, Chile além do Brasil, que busca o tri-campeonato. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmeol), que organiza o campeonato, fez o convite também para as seleções da Colômbia e Bolívia para integrarem a competição, que ainda não confirmaram a presença.
Gustavo Petta comentou a importância de o evento ser realizado em Campinas. “É cada vez maior o número de praticantes de futsal, inclusive pelas mulheres. A realização do campeonato na cidade é um estímulo para que essa prática cresça ainda mais, além de ser uma grande oportunidade para o público de Campinas e região acompanharem o melhor do futsal feminino sul-americano”.
Petta falou dos esforços da Secretaria em trazer eventos desse nível. “A Secretaria tem realizado diversas parcerias para que Campinas receba cada vez mais eventos nacionais e internacionais, que dão visibilidade à cidade e motivam a prática esportiva”.
Parceria
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Hideraldo Jorge Santana Martins, comentou sobre a importância da parceria com a Prefeitura de Campinas para a realização do campeonato. “Tivemos uma efetiva participação da Secretaria para que o torneio fosse em Campinas. Inicialmente seria no Uruguai, mas a Confederação não mediu esforços para que o Brasil fosse a sede do torneio, até por conta da hegemonia brasileira no futsal”, afirmou.
Hideraldo destacou também a importância estratégica da cidade. “Campinas tem uma excelente estrutura. Além do mais, um evento internacional é uma chance de a cidade ser divulgada em todo mundo. A Confederação está muito satisfeita com essa parceria”, disse.
Para o presidente da Liga Campineira de Futsal Pedro Zimmer que também esteve presente durante o anúncio, falou que Campinas está voltando ao seu lugar de destaque. “Não adianta a cidade ser um grande polo, sem grandes eventos. E agora estamos conseguindo retomar o esporte na nossa cidade. A presença deste campeonato é uma prova disso, e a liga incentiva sempre esse trabalho”, comentou.
Para a realização do Sul-Americano, a Prefeitura de Campinas está viabilizando parte da hospedagem das atletas, do transporte interno e a alimentação.
Competição
O sistema de disputa do 3º Campeonato Sul-Americano já foi definido. Serão duas chaves com rodízio simples: todas as equipes jogam entre si.
Na sequência os dois primeiros colocados fazem as semi-finais no chamado cruzamento olímpico, o primeiro de uma chave joga com o segundo da outra. Os vencedores disputam as finais e os perdedores fazem o jogo que define o terceiro e quarto colocado.
Vale lembrar que todos os jogos têm a entrada gratuita.
Seleção Brasileira
“O futsal feminino brasileiro é tão bom quanto o masculino”. A afirmação do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal não deixa dúvidas que a seleção irá buscar o tri-campeonato.
A competição marca a estréia do técnico Vander Iacovino a frente da Seleção Brasileira. A convocação das atletas será divulgada ainda essa semana e a delegação chega a Campinas no dia 2 de setembro.




