Nos últimos dias a procura incomum por um tipo de vinho tem sido a principal causa de grande movimento no Armazém Gourmet, no Cambuí, em Campinas. O fato é que, há pouco menos de um mês, o programa Globo Repórter produziu uma reportagem sobre a importância da uva tannat, para a saúde de pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares, entre outras enfermidades. Pesquisa já divulgada pelo Grupo de Roger Corder, da Queen Mary University, na revista “Nature”, confirma através de estudo científico a presença dos chamados polifenóis – componentes responsáveis pela proteção arterial.
O sócio-proprietário do Armazém Gormet e sommelier, Julio César Pedrosa, chama a atenção para as propriedades terapêuticas da uva. “A variedade tannat é rica em antioxidantes naturais que, além de agir contra o envelhecimento e radicais livres, também ajuda a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. A uva tannat é a variedade que mais protege o coração”. Quanto ao seu paladar, César complementa: “A tannat, como seu próprio nome indica, é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que, além da cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência, pois possuem a capacidade de coagular a saliva, dando a sensação de adstringência na boca”.
Embora muitas pessoas tenham se interessado em mudar seu comportamento e aderir à indicada uma taça de vinho tannat por dia, os únicos vinhos encontrados em lojas especializadas eram os de valor mais elevado. Por isso, o Armazém Gourmet buscou uma promoção para atender a seus clientes com um vinho de qualidade e com bom preço. A casa oferece o vinho Cata Mayor Tannat, da vinícola Castillo Viejo, do Uruguai (garrafa de 750 ml), por R$ 28,90. “O Uruguai é hoje o principal reduto da uva tannat, originária da França. Após a introdução da cepa em 1870, a tannat responde pela maior parte dos 95 milhões de litros produzidos ali anualmente”, conta César.
www.armazemgourmet.com.br




