A babá é hoje uma das profissionais mais importantes na vida da família. Está presente em grande parte dos lares brasileiros de classe média e alta. A relação entre mãe e babá, no entanto, nem sempre é equilibrada e harmoniosa. Muitas dúvidas permeiam esse relacionamento, da falta de informações básicas sobre os direitos da babá até o que realmente deve ser delegado a ela. Para esclarecer o papel de cada uma, a terapeuta de família Roberta Palermo idealizou o livro Babá/Mãe – Manual de instruções (160 p., R$ 33,90), lançamento da Mescla Editorial. Inédita no mercado editorial, a obra traz orientações tanto para a mãe quanto para a babá. Entrelaçados, os dois guias orientam e oferecem dicas essenciais que visam ao que realmente importa: a educação e o bem-estar da criança.
“As famílias contam com a participação de uma babá para cuidar da criança. E as mães estão desesperadas por soluções práticas para o dia a dia familiar com a babá”, afirma a autora. “Por isso, é tão importante esclarecer esses papéis.” Na obra, a terapeuta mostra o que a mãe espera da babá e o que a babá espera da família onde vai trabalhar. O objetivo, segundo Roberta, é mostrar à mãe que a babá é uma importante aliada na educação das crianças, mas a responsabilidade por elas continua sendo da família.
“É ótimo ter alguém para ajudar a cuidar da criança, mas o papel da mãe – e do pai – é fundamental em seu desenvolvimento social, psicológico e biológico”, diz Roberta.
Resultado de um trabalho de dois anos, incluindo uma longa pesquisa para a monografia da terapeuta e a experiência adquirida no curso de formação para babás que ela coordena há cinco anos, o livro esclarece dúvidas e aborda questões para aproximar mãe e babá.
A obra é dividida em duas partes, contemplando os dois lados. O “Guia para a babá” traz dicas eficazes para que as babás exerçam o seu trabalho de maneira produtiva e alegre. Entre os temas abordados estão os benefícios e as dificuldades da profissão; a melhor maneira de se adaptar à rotina da nova família; o que fazer quando não se concorda com as regras estabelecidas pela mãe da criança; e como transmitir aos pais segurança e responsabilidade.
Já no “Guia para a mãe”, a autora mostra o papel da babá na educação da criança, destacando o que as mães podem – e o que não podem – esperar e cobrar dela. O guia reúne dicas práticas para encontrar uma boa babá, ajudá-la a se adaptar ao trabalho, à rotina da casa e à família e mostra que a babá deve ser uma parceira da família nos cuidados com a criança. A autora aborda também aspectos importantes da legislação trabalhista.
Para Eduardo Juan Troster, médico coordenador do CTI Pediátrico do Hospital Albert Einstein, que assina o prefácio da obra, o guia foi escrito para melhorar a sincronia dos pais com a babá: “Esta deve dar suporte e ajudar a cuidar – sem atrapalhar, competir ou impor seu estilo”. Segundo ele, ser mãe e pai é uma experiência singular que deve ser respeitada e incentivada.
A autora
Roberta Palermo é terapeuta familiar formada pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp e presidente da Associação das Madrastas e Enteadas (AME). Mãe de um filho e madrasta de dois, coordena um espaço de estimulação para bebês e um curso de formação para babás. É autora de Madrasta – Quando o homem da sua vida já tem filhos (Mercuryo, 2002) e 100% madrasta (Integrare, 2007). Roberta é ainda moderadora do Fórum das Babás e do Fórum das Madrastas, que podem ser acessados pelo site www.robertapalermo.com.br.
Título: Babá / Mãe – Manual de instruções – Guia para a mãe / Guia para a babá
Autora: Roberta Palermo
Editora: Mescla Editorial
Preço: R$ 33,90
Páginas: 160
ISBN: 978-85-88641-09-9
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.mescla.com.br




