19.9 C
Campinas
sexta-feira, abril 17, 2026
spot_img

Articulação de Esquerda lança Valter Pomar candidato à presidência do PT

Data:

O historiador e membro do Diretório Nacional do PT, Valter Pomar, registrou, neste sábado (15), sua candidatura para concorrer à presidência nacional do partido pela Articulação de Esquerda. O Processo de Eleição Direta (PED) 2025 ocorrerá no dia 6 de julho, quando será realizada a votação que irá eleger representantes de diretorias municipais, estaduais e nacional.

Em declaração ao site do PT Nacional, Pomar afirmou que sua candidatura representa um projeto de direção socialista para orientar a disputa política do partido no país. O petista defende que o PT esteja alinhado com propostas de reformas estruturais, em um processo de transformação “radical” do Brasil. “Representa uma voz a mais em defesa de um partido internamente democrático, militante, presente e atuante nos territórios, nos locais de moradia, de trabalho, de estudo, de cultura e lazer”, explica o historiador.

Em uma análise atual da conjuntura política e econômica brasileira e mundial, Pomar faz um alerta ao campo progressista: “Vivemos tempos de guerra, de crise do capitalismo, de catástrofe ambiental”, avalia. “Em tempos assim, se quisermos vencer, é preciso mudar nossa estratégia e nosso jeito de funcionar”. Isso só será possível, sustenta, se o PT for um instrumento “de fato” da classe trabalhadora.

O candidato também detalha os desafios da próxima direção do partido, a começar por um processo de descentralização interna. “O PT precisa ser menos presidencialista e voltar a ter direção coletiva”, opina.

“Falando dos desafios políticos no ano de 2025, destaco quatro: primeiro, contribuir para que o governo federal mude de rumo e recupere a bandeira da “transformação”; segundo, estimular, apoiar e protagonizar a mobilização social, inclusive como contraponto a maioria de direita no Congresso; terceiro, reforçar o debate politico ideológico contra o neofascismo e contra o neoliberalismo, criando um ambiente favorável a prender os golpistas e também ajudando a nos livrar da canga do “ajuste fiscal permanente”; quarto, fazer da cúpula dos BRICS e da COP 30 momentos de afirmar nossa política externa altiva e ativa e, também, a política de relações internacionais do PT”, elenca.

De acordo com o historiador, a vitória de Lula em 2026 passa obrigatoriamente pelo enfrentamento dos quatro desafios apontados, e de outros adjacentes. Se o PT for bem sucedido na estratégia, insiste Pomar, criará “as condições para um quarto mandato bem melhor do que o atual”.

“Destaco, entretanto, que nossa preocupação maior é com o partido. O PT está ameaçado, não apenas por nossos inimigos, mas também pelos nossos erros e insuficiências”, adverte o petista.

Críticas ao PED

Pomar também não economiza críticas ao próprio processo de renovação dos quadros do partido, o PED. “Em todos os PED realizados desde 2001, a maior parte dos filiados não compareceu para votar”, cita ele. “E a maior parte dos que compareceram, votaram sem que antes tivessem participado de um único debate entre as chapas e as candidaturas”, aponta.

Pomar considera que, desde 2001, o processo foi contaminado por práticas de abuso de poder, interferências externas e até fraudes. “Apesar disso, em alguns momentos o PED foi importante para defender o partido e inclusive para mudar os seus rumos. Foi o que aconteceu em 2005 e é o que espero volte a acontecer em 2025”, conclui o candidato da Articulação de Esquerda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...

Saída de Ratinho Jr. da disputa presidencial reposiciona cenário e reforça pré-candidatura de Lula

Desistência do governador do Paraná reduz espaço para candidaturas...

Câmara elege Odair Cunha para o TCU após disputa marcada por articulações e recuos políticos

Deputado do PT conquista 303 votos e derrota adversários...

Lula articula apoio europeu para Bachelet e leva comitiva de 15 ministros em giro internacional

Presidente visita Espanha, Alemanha e Portugal entre os dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade