O Bosque dos Jequitibás em Campinas recebeu mais um morador ilustre: um filhote de lontra de apenas três meses de idade. Raí, como foi apelidado carinhosamente pelos funcionários do local que cuidam do animal, é da espécie lontra longicaudis (cauda longa), igual ao macho que já vive há dez anos em um recinto do bosque.
De acordo com a coordenadora e bióloga do local, Eliana Ferraz, o filhote veio de Monte Mor, trazido por técnicos da Zoonoses da cidade do interior paulista.
“Ele chegou sem nenhum ferimento ou problema de saúde, mas precisa de cuidados por ser muito novo. No momento, Raí está em período de quarentena, sem acesso ao público, até ser passado para um recinto maior”, explica a bióloga. No recinto maior, Raí terá a oportunidade de se alimentar sozinho e aprender a nadar. “Se ele se adaptar vamos ficar com ele”, afirma Eliana.
Alimentação
Quando adulto, as lontras se alimentam de crustáceos e répteis, algumas aves e pequenos mamíferos. A alimentação de Raí é toda a base de pedaços de carne ao vapor e os cuidados têm mostrado resultados. “Durante essas duas semanas ela já ganhou 300 gramas”, conta. O atual peso de Raí é 1,6 quilos e quando adulto pode pesar até 35 quilos e atingir até 120 centímetros de comprimento.
As lontras não são animais muito dóceis e não costumam viver em grupos, no entanto, devido aos cuidados diário da bióloga, Raí tem se mostrado mais receptivo e carinhoso.
Esse animal possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo por sua vez é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade. A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.
Bosque dos Jequitibás
Com 100 mil metros quadrados, o Bosque possui uma reserva florestal de Mata Atlântica do interior, fontes, bicas de água potável, além do zoológico reconhecido pelo Ibama com 300 espécies de aves, répteis e mamíferos (tais como anta, veado, leões, macacos, babuínos, hipopótamos, tigre, onça) – grande atrativo do parque. O Bosque contém ainda um aquário, um teatro para apresentação de peças infantis, playground, pista de Cooper, lanchonetes, trenzinho, quiosques e cinco museus, entre eles o de História Natural, tombado pelo Condephaat (órgão estadual).
O Bosque dos Jequitibás fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 6h às 18h, inclusive feriados. Durante o horário de verão, o bosque permanece aberto até às 19h.




