A Câmara aprovou, em segunda discussão, na noite desta segunda-feira, 22, projeto de lei que proíbe o uso de telefones celular em agências bancárias da cidade. De autoria do vereador Luis Yabiku (PDT), a proposta quer inibir os assaltos a clientes nas chamadas “saidinhas de banco”. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Hélio de
Oliveira Santos.
Em geral, os bandidos observam a movimentação do local e informa um comparsa que está na rua, por meio de um telefone celular, quem são os clientes que deixam a agência bancária com dinheiro. Na calçada, ou nas imediações do banco, a vítima é identificada e atacada.
“É uma providência simples. A ideia é colocar uma placa dizendo sobre a proibição do uso do celular dentro. Em caso de emergência, se precisar usar o telefone, o cliente deve ir até a mesa do gerente e pedir para usar o aparelho. Infelizmente temos que adotar essas medidas drásticas, não temos outra alternativa”, explicou o vereador.
Ainda segundo o parlamentar, os recursos que os bancos possuem, desde câmeras até seguranças, não conseguem resolver o problema. De acordo com o projeto, quem não obedecer à lei estará sujeito a apreensão do equipamento, que será confiscado pelo responsável pelo banco e devolvido somente na saída do local. Em caso de insistência, o estabelecimento financeiro poderá solicitar apoio policial.
O vereador diz que o projeto surge como uma necessidade para discutir o assunto e se encontrar uma alternativa. “É a forma que eu encontrei de trazer esse assunto a discussão. Eu acho que os departamentos policiais e a população têm que chegar a esse debate e cabe a nós (vereadores) trazer essa questão para a Câmara Municipal, e ajudar a encontrar uma alternativa para o problema”, defende.
Yabiku também alerta que esse tipo de crime tende a aumentar no período em que se aproximam as festas de final de ano, e que é importante a população ficar atenta. O vereador é autor de outros projeto relacionados ao funcionamento dos bancos como o que determina o tempo de espera nas filas das agências e a instalação de guarda-volumes.