22.6 C
Campinas
sexta-feira, junho 19, 2026
spot_img

Cidades de SP darão atendimento especializado a vítimas de violência

Data:

 Crianças e adolescentes que passaram por situações de abuso terão atendimento especializado na hora de prestar depoimento em quatro cidades de São Paulo.

Em um ambiente acolhedor, seus relatos serão gravados, o que irá evitar que tenham de reviver o episódio em diversas instâncias ao longo do atendimento assistencial: sistemas de saúde, segurança, serviço social e justiça. O projeto Atendimento não revitimizante de crianças e adolescentes vítimas de violência começou a funcionar esta semana em experiência piloto em quatro varas da infância e juventude do estado: Guarulhos, Campinas, São Caetano do Sul e Atibaia, além do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Os depoimentos passam a ser feitos em um ambiente amigável e acompanhado por um psicólogo. Se for necessário, haverá também o apoio de um assistente social. Os fóruns foram equipados com circuitos fechados de televisão. As salas onde são feitos os relatos ganharam equipamentos de áudio e vídeo, que permitem a comunicação entre o profissional que realiza a escuta e os profissionais envolvidos com a condução do processo (juiz, promotor e defensores). Proteção – Segundo o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira, o foco da iniciativa é assegurar o bem-estar da vítima. A criança ou o adolescente que sofreu violência – lembra ele – está fragilizada e sensível. “Ter de narrar o que ocorreu diversas vezes é reviver a agressão. Além disso, pode inibir a vítima, resultando em omissão de informações relevantes. Isso pode comprometer, inclusive, o processo judicial e até mesmo inviabilizar a punição do agressor pela Justiça”, destaca. O relato é gravado e só poderá ser visto pelas partes no fórum, não havendo possibilidade de copiá-lo. Caso haja necessidade de prova similar em outro processo, a gravação é copiada e utilizada para evitar que a criança ou adolescente tenha de novamente prestar as informações. Outra estratégia adotada para minimizar o número de depoimentos foi estabelecer um fluxo de atendimento. Será implementado um documento único de caracterização da violência, que deve ser preenchido pela instituição que atender a criança ou adolescente pela primeira vez. Para prosseguir com o atendimento em outras instituições é o documento que irá levar o registro dos relatos, e não a vítima. Atendimento não revitimizante de crianças e adolescentes vítimas de violência integra o trabalho do Poder Judiciário, as secretarias estaduais de Saúde, Segurança Pública e Desenvolvimento Social e conta com a parceria da Secretaria de Reforma do Ministério da Justiça com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Obras do Trem Intercidades financiado pelo governo federal avançam e ganham nova frente de trabalho em Campinas

Equipes iniciaram preparação de áreas no Jardim Esmeraldina para...

Deputado Val Ceasa é alvo de operação contra suposta ligação de agentes públicos com facção criminosa no Rio

Polícia Civil e Ministério Público cumprem mandados contra investigados...

PF aponta infiltração em órgãos públicos e uso de milícia privada para proteger família Vorcaro

Relatório da Operação Compliance Zero indica acesso ilegal a...

PF prende casal acusado de integrar esquema de falsificação de alvarás para libertar presos no Rio

Suspeitos estavam foragidos da Justiça e são investigados por...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade