A ministra chegou afirmar que o país não perderá conquistas do governo Lula
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez duras criticas à gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) durante o lançamento do PAC2 (segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento). A pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT) chorou ao comparar as duas gestões e disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “reconstruiu” o país.
Dilma chegou às lágrimas ao dizer que os brasileiros não vão “deixar de escapar de suas mãos” o governo implementado pelo petista no país.
“Atravessamos o deserto da estagnação. O Brasil retomou a rota do desenvolvimento. Mas o governo Lula, um governo do qual nos orgulhamos muito de fazer parte, não aceita outro caminho que não seja o do desenvolvimento com distribuição de renda. Esse é o Brasil que o senhor, presidente Lula, reconstruiu para todos nós. E que os brasileiros não deixarão escapar mais de suas mãos”, afirmou às lágrimas.
Ao comparar as gestões, Dilma afirmou que o “Estado era mínimo” durante o período governado pelo PSDB. “Era o Estado do não. Não tinha planejamento estratégico, não tinha aliança com o setor privado, não incrementou investimento público, não financiou investimento privado. Hoje, por tudo isto, podemos dizer que antes de ser um Estado mínimo, ele foi um Estado omisso.”
Segundo a ministra, depois da gestão dos tucanos, o país vivenciou “a construção de um modelo de Estado diferente, que cria as condições para que as coisas sejam feitas” – na gestão do presidente Lula. “Um Estado que não se omite diante do mercado porque coloca no centro de suas preocupações o direito das cidadãs e cidadãos do Brasil”.




