Maria do Carmo foi suspensa por 90 dias mas já voltou ao cargo
A diretora da Escola Estadual Dr. Tomás Alves, Maria do Carmo Andrade Alves Thimotheo, está de volta ao trabalho no colégio após cumprir suspensão de 90 dias do cargo.
A diretora foi indiciada por procedimento irregular em 2004 e o processo foi julgado ano passado. Foi alegado que Maria do Carmo teria designado irregularmente um de seus filhos para o cargo de vice-diretor da escola, deixado permanecer como professor outro filho que deveria ter sido afastado para tratamento psiquiátrico e vendido uma antena parabólica da escola sem considerar os procedimentos legais para isso.
Maria do Carmo afirmou que seu filho que ocupava o cargo de vice-diretor deixou de fazê-lo ainda em 2005, um ano após ter sido acionada pelo feito. Foi apresentado à justiça um comunicado assinado por todos os professores que lecionavam na época afirmando que o cargo estava em aberto e seria ocupado pelo filho da diretora.
O outro filho, antigo professor da escola, permanece como funcionário desta. Ele é considerado readaptado, o que significa que após ter sido submetido a diversos exames em São Paulo, que determinariam se ele teria condições de permanecer em uma sala de aula, isso foi negado. Dessa forma, foi exposta uma lista de atividades que ele poderia fazer na escola para cumprir as horas que lhe foram atribuídas. Entre essas atividades estão inclusas os ensaios da fanfarra, as excursões com os alunos, consertos variados na escola, atos administrativos, entre outros. A cada dois anos o funcionário readaptado é submetido a novos exames para que seja decidido se este pode ou não voltar às salas de aula.
Já a citada antena parabólica foi vendida ao rapaz que instalou uma nova antena na escola. Segundo Maria do Carmo a venda foi feita como pagamento pela instalação de uma nova em seu lugar, o que foi comprovado através de apresentação de recibo assinado pelo próprio instalador.
Maria do Carmo afirmou que a escola só tem progredido no começo deste ano. “O governo tem dado mais apoio, com verba e entrega de tintas de qualidade para nova pintura, que já está quase concluída” alegou. Outras boas mudanças foram apresentadas, como a presença de professores de reforço e recuperação logo no início do ano e a entrega de material antecipado aos alunos.
Após ter cumprido a suspensão, a situação da diretora na justiça já está regularizada, portanto esta pode reassumir o cargo e continuar a serviço da escola normalmente.