30.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_img

Estudantes ocupam reitoria da UFPB contra reitor nomeado por Bolsonaro

Data:

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido por Bolsonaro para chefiar universidades e institutos federais.

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão há mais de 70 horas acorrentados em frente a porta da Reitoria, em João Pessoa, protestando contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) de nomear o último colocado da lista tríplice, Valdiney Veloso Gouveia, como novo reitor da instituição. Ele conseguiu apenas 5% dos votos dados por professores e alunos da Universidade.

Os estudantes, que iniciaram o protesto silencioso na última quinta-feira (5) logo após o anúncio feito pelo governo federal, têm recebido doações de água e comida de professores.

Em primeiro lugar na lista tríplice ficou a chapa das professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, nomes que os estudantes reivindicam para o comando da universidade.

A ocupação foi batizada como “Ocupação Alph”, em homenagem a Alph, estudante de filosofia da UFPB encontrado morto com marcas de tiros em fevereiro. Alph era uma voz ativa do movimento estudantil da universidade e realizou uma série de denúncias contra os seguranças terceirizados da instituição.

Além da ocupação, um ato contra a nomeação de Valdiney reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição, na última quinta.

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido por Bolsonaro para chefiar universidades e institutos federais. O presidente também nomeou nomes menos votados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre outras.

Com informações Paraíba Online e revista Fórum

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Super-ricos entram em 2026 concentrando mais riqueza que metade da população mundial

Relatório revela disparada histórica das fortunas e expõe impactos...

Aos 70 anos, moradora do Parque Santa Bárbara aprende a ler com apoio da Fumec

Campinas se destaca na educação ao avançar na erradicação...

USP abre inscrições para cursos online gratuitos de programação para meninas e professoras

Duas iniciativas da USP estão com inscrições abertas para...

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade