15.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 3, 2025

Falta de desejo sexual atinge 60% das mulheres que procuram ambulatório do HC

Data:

Toque, beijos e muita química é o que todo casal espera durante a relação sexual. No entanto, um levantamento do Hospital das Clinicas da FMUSP, ligado à Secretária de Estado da Saúde, mostra que para 60% das mulheres que buscam atendimento no Ambulatório de Sexualidade Feminina do Instituto Central, as noites quentes ficam somente no pensamento. “A falta de desejo sexual é a queixa mais comum entre as mulheres, chegando a 60%”, diz a ginecologista responsável pelo ambulatório, Elsa Gay.

De acordo com a médica, a anorgasmia (inexistência de orgasmo) atinge 10% das pacientes e outras 10% dizem sentir dor durante a relação. O estudo mostra ainda que a falta de desejo é um problema que afeta todas as idades. “Muita moças jovens reclamam da perda do interesse sexual e da libido”, garante a especialista. 

A doutora enfatiza que nos últimos anos as mulheres têm buscado cada vez mais o prazer sexual, por isso vão atrás de aconselhamento médico para essa deficiência. “Com o advento da pílula anticoncepcional, elas querem e exigem a realização sexual, por isso nos procuram”, alerta Elsa.  

O levantamento mostrou também que após a primeira gestação, quando a mulher assume o papel de mãe, a preocupação com a carreira é o principal motivo para a disfunção. “Elas passam 90% do tempo pensando na profissão e acabam deixando o papel de amante em último lugar”, completa a ginecologista. Além disso, 50% delas estão insatisfeitas com o próprio corpo, o que traz inibição na hora de ir para a cama com o parceiro.

         A disfunção sexual não é uma exclusividade do sexo feminino. “Muitas pacientes que vêm até aqui descobrem que, na verdade, o problema é do parceiro, ou por uma ejaculação precoce ou até mesmo falta de ereção”, explica a médica.

 Como a maioria dos casos atendidos no ambulatório não é orgânico, os tratamentos são feitos por terapia. “A droga mágica está dentro de nós. As principais causas que muitas vezes geram disfunção sexual estão relacionadas à aceitação do próprio corpo. Então nós temos um trabalho em grupo, para que a paciente se reconheça e aceite o próprio corpo”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade