Para valorizar famílias hoje participantes do Programa Família Acolhedora em Campinas/SP e também incentivar que outras façam adesão ao programa, a Fundação FEAC, por meio do programa Acolhimento Afetivo, em conjunto com os serviços de acolhimento familiar Sapeca e Conviver, lança na próxima quinta-feira, 4 de abril, a ação de parceria entre as Famílias Acolhedoras e estabelecimentos comerciais do município. O evento acontece às 18h, na sede da Fundação FEAC, localizada à Rua Odila de Souza Santos Camargo, 34 – Vila Brandina, Campinas/SP.
A ação que consiste numa parceria entre estabelecimentos comerciais e o Programa do município se traduz, na prática, em descontos assegurados pelo comércio local nas compras realizadas pelas Famílias Acolhedoras. Durante o encontro, as famílias que participam do Programa irão receber um cartão de desconto que poderá ser utilizado nos estabelecimentos parceiros e garantir os descontos previstos.
Essa rede de solidariedade já é composta por 13 parceiros: Farmáxima, CampFraldas; Bebê Casa; Gato Mia; Academia de Ginástica – Curves Campinas (unidades Taquaral e Mansões Santo Antônio); Loja One Store (Barão Geraldo); Arquitetos da Pizza; Bolo da Madre (Taquaral); Fórmula & Cia. ; Clínica Dr. Hérnia; Gira Piu Brechó e Livraria Cultura. Mas, o clube de descontos solidário pode ter novos parceiros agregados a qualquer momento. Comerciantes interessantes em contribuir podem entrar em contato pelo e-mail gestao.parcerias@feac.org.br ou 3794-3501/3794-3543.
De acordo com a líder do programa Acolhimento Afetivo, Ana Lídia Puccini, a ideia do cartão de descontos é apoiar as famílias que já são acolhedoras e incentivar novas pessoas a participarem do Programa.
“A intenção dessa mobilização junto aos estabelecimentos comerciais de Campinas é o reconhecimento e valorização dessas famílias que, de forma praticamente voluntária, realizam um trabalho importante no cuidado das crianças que precisam ser temporariamente retiradas de suas famílias, e que pouco são reconhecidas por grande parte da sociedade”, falou Ana Lídia.
A ocasião contará com a presença do prefeito municipal Jonas Donizette, que apoia a iniciativa.
Atualmente, Campinas conta com 40 famílias acolhedoras nos serviços SAPECA, executado pela Prefeitura Municipal, e CONVIVER, executado pela Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEHDA e juntas elas se dedicam a 37 crianças de 0 a 3 anos. Já o número de crianças de 0 a 6 anos que esperam por uma Família Acolhedora em Campinas é de 44 crianças. Outras 40 novas famílias seriam necessárias para que todas as crianças no município, em situação de acolhimento, pudessem contar com esse amparo na primeira infância.
Como funciona o acolhimento familiar
Por meio do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, famílias cadastradas acolhem, em suas residências, crianças de 0 a 6 anos afastadas do convívio familiar por medida de proteção ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção. Nesse período, são realizados esforços visando o retorno das crianças ao convívio com a família de origem, extensa ou com pessoas significativas e, na impossibilidade, o encaminhamento para adoção.
As famílias que atendem aos requisitos iniciais podem se inscrever para participar do serviço. Elas são avaliadas por uma equipe de profissionais e devidamente capacitadas para acolher a criança. As famílias habilitadas recebem acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento, antes de iniciar o acolhimento, durante e no processo de desacolhimento.
Acolhimento Afetivo
O Programa Acolhimento Afetivo é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe no bem-estar e proteção das crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de acolhimento. Tem como objetivo garantir espaços de construção de identidade e cidadania plena, ampliando as redes individuais de vínculos familiares e sociais protetivos.
https://www.feac.org.br/acolhimentoafetivo/