20.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Festa de Sant´Ana movimenta os distritos nos dias 26, 27 e 28 de julho

Data:

Expectativa dos organizadores é de que 30 mil pessoas participem da celebração à padroeira do distrito

A comunidade católica de Sousas promove nos dias 26, 27 e 28 de julho, na Praça Beira Rio, a 87ª Festa de Sant´Ana. Neste ano, cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos distritos, segundo a estimativa dos organizadores.

Segundo Sonia Maria Mian, uma das organizadoras do evento, além das celebrações religiosas e da já tradicional praça de alimentação com comidas e bebidas, a festa contará ainda com apresentações culturais e shows musicais de artistas da região, entre eles a Orquestra de Violas de Valinhos.

Soninha conta também que o famoso “costelão” preparado pela comunidade está de volta! Outra novidade é o “caldinho de mandioca”, o sorvete e outra novidade é o “nhoque com porpeta” ao preço de R$ 15,00.

Esse ano, não haverá o show de prêmios e a barraca de doces inova com “doce de mil folhas” e o “strudel”. 

No dia 26, as comemorações terão início às 19h e vão até 24h. No sábado, dia 27, a festa vai das 12h às 24h. Já no domingo, começa após a missa, que acontece na Igreja e não mais na Praça está prevista para 9h30. Após a missa haverá a chegada da imagem de São Joaquim, trazida em procissão de Joaquim Egídio e a distribuição do bolo de Sant’ Ana. A partir de então, a festa prossegue até 24 horas.

Sant’ Ana, ou Santa Ana, é mãe da virgem Maria e avó de Jesus. Casada com Joaquim, teve duas outras filhas: Maria Salomé e Maria Cleófis. Sua celebração em uma festa é realizada em Sousas, onde a igreja leva seu nome, há 81 anos como forma de profissão de fé à padroeira do distrito.

A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século 8, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla onde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, na Alemanha.

Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em  1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de julho, e o Papa Leão XII a estendeu para toda a Igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363