A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) se reúnem nesta segunda-feira (17), em Zurique, para decidir os locais dos jogos do Mundial e da Copa das Confederações de 2013. Todas as 12 sedes serão analisadas e a decisão final estará em um documento que será encaminhado ao Comitê Executivo para ser aprovado. Quatro cidades vivem uma expectativa maior sobre o encontro na Suíça: São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Brasília são as principais candidatas para a abertura. Os paulistas aparecem como favoritos, mas nunca tiveram a confirmação oficial que receberão a primeira partida, o que alimenta as esperanças das “rivais”.
– Esta será a sexta reunião entre Fifa e COL sobre as sedes. Apresentaremos as cidades e será definido tudo sobre a Copa – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação do comitê.
Apesar da reunião ser nesta segunda, o anúncio dos locais dos jogos dos torneios no Brasil só serão revelados na quinta pela Fifa, também em Zurique. O evento está previsto para começar às 13h50m (de Brasília).
Doze cidades foram escolhidas como sedes da Copa de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal. Desde o anúncio do Brasil como organizador do evento, o Rio trabalha como local da final do dia 13 de julho: palco da decisão de 1950, o Maracanã é dado como certo para a decisão do segundo Mundial no Brasil.
A abertura é a grande dúvida. São Paulo, que de início apresentou o Morumbi como opção e acabou vendo suas chances se voltarem para o futuro estádio do Corinthians, é apontada como favorita. Belo Horizonte aposta no bom andamento das obras no Mineirão para convencer a Fifa e até foi escolhida pelo COL para receber o evento oficial que marcou os 1.000 dias para a competição. Ao lado de Pelé, a Presidente da República, Dilma Rousseff, participou das comemorações na capital mineira. Também com obras adiantadas, Salvador e Brasília disputam com os “rivais” do Sudeste.