Após 26 anos “na fila” o Fluminense conquistou o bicampeonato Brasileiro. Com um gol de Émerson, aos 16 minutos do segundo tempo, o Flu derrotou o Guarani e não precisou de nenhum tropeço dos adversários para sagrar-se campeão.
Tropeço que veio, o Corinthians, principal concorrente do clube carioca, foi à Goiânia e não conseguiu conquistar os 3 pontos contra a jovem equipe do Goiás. A equipe do centro-oeste só pensa na sul-americana, quarta-feira pode perder até por um gol de diferença para conquistar o torneio intercontinental. Com o empate, o Corinthians perdeu as chances de ganhar o título nacional no ano de seu centenário.
Aos 19 minutos do primeiro tempo, em falha do goleiro Júlio César, que saiu tocando errado, Felipe Amorin marcou para o Goiás. Aos 29 minutos, o Corinthians entrou na área adversária tocando bola. Elias passou para Dentinho que chutou forte, sem chances para o goleiro.
Quem comemorou o empate corintiano, além de são-paulinos e palmeirenses, foram os cruzeirenses, que após vencer o Palmeiras ficaram em 2º lugar na classificação final do campeonato. Quem saiu no frente foi o Palestra Itália Paulista, aos 8 minutos do primeiro tempo, Rivaldo aproveitou cruzamento e mandou pro gol. O empate do Cruzeiro veio 10 minutos depois, Henrique tabelou com Montillo e Diego, chutando cruzado, sem chances para Bruno. A virada da Raposa aconteceu nos acréscimos da segunda etapa, Wallyson mandou uma bomba na trave, que rebateu nas costas do goleiro palmeirense e entrou.
O Cruzeiro ainda sonhava com o título, caso o Guarani empatasse com o Fluminense. Mas, o tricolor carioca segurou o resultado e Muricy Ramalho conquistou seu quarto título nacional em 5 anos. Ao comentar o título, o treinador comentou que sonhou com seu mestre, Telê Santana, torcedor do Fluminense: “Sonhei com o Telê Santana e dei um abraço nele. Ele estava muito feliz no meu sonho e entendo que isso estava reservando um acontecimento importante. Para mim é uma honra ajudar a dar esse título ao Fluminense, o clube de Telê Santana”.
Libertadores
Fluminense e Cruzeiro já estão garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2011. O Corinthians, com o 3º lugar, disputará a fase pré-Libertadores, em dois jogos contra uma equipe colombiana ainda em janeiro e princípio de fevereiro. Grêmio, que venceu o confronto direto com o Botafogo por 3 a 0, ficou em quarto lugar e agora torce para que o Goiás não conquiste a Copa Sul-Americana para disputar o principal torneio do continente.
Inter, atual campeão da competição, e Santos, campeão da Copa do Brasil, completam a comitiva brasileira na Libertadores da América 2011. Na última rodada do Brasileirão os gaúchos venceram o Prudente por 3 a 0, terminando a competição em 7º. O alvi-negro praiano ficou no 0 a 0 com o Flamengo e ficou com a 8ª colocação.
Sul-Americana
O Atlético PR, que venceu o Avaí por 1 a 0, terminou em 5º lugar. Botafogo, derrotado pelo Grêmio, ficou em 6º. O 9º colocado foi o São Paulo, que venceu o Atlético MG por 4 a 0. Palmeiras ficou em 10º. Vasco, que venceu o Ceará por 2 a 0, ficou em 11º, enquanto o derrotado ficou em 12º. A última vaga consolidada é do Atlético MG, 13º colocado. O Flamengo, 14º colocado, precisa que o Goiás não se torne campeão da Sul-Americana para participar da próxima edição do torneio. Se a equipe do centro-oeste levantar o caneco e for para a Libertadores, o Grêmio disputará a copa.
Rebaixados
Avaí, terminou o campeonato na 15ª colocação, com um ponto a mais do que Atlético GO e Vitória. Equipes que disputaram, no Barradão, o jogo dos desesperados, valendo vaga na 2ª divisão. Com o empate em 0 a 0, o time baiano vai disputar a série B em 2011, ano em que seu principal rival, o Bahia, retornará a Série A.
Guarani, Goiás e Prudente também irão para a 2ª divisão nacional. Com a queda dos dois clubes paulistas, em 2011 apenas os quatro grandes de São Paulo representarão o estado no Brasileirão.
Veja a classificação final do campeonato Brasileiro:
1 Fluminense 71
2 Cruzeiro 69
3 Corinthians 68
4 Grêmio 63
5 Atlético PR 60
6 Botafogo 59
7 Inter 58
8 Santos 56
9 São Paulo 55
10 Palmeiras 50
11 Vasco 49
12 Ceará 47
13 Atlético MG 45
14 Flamengo 44
15 Avaí 43
16 Atlético GO 42
17 Vitória 42
18 Guarani 37
19 Goiás 33
20 Prudente 28