Defesa Civil alerta para temporais a partir de domingo; tempo instável deve atingir todo o estado no início da próxima semana
POR SANDRA VENANCIO – Foto Rovena Rosa/Agencia Brasil
Uma nova frente fria avança sobre o estado de São Paulo e deve provocar instabilidades mais intensas a partir de domingo (12), com previsão de pancadas de chuva, rajadas de vento e até granizo em pontos isolados, segundo alerta emitido pela Defesa Civil estadual.
O sistema deve intensificar as condições de chuva entre domingo e segunda-feira (13), com maior volume previsto para o Vale do Ribeira e o litoral paulista. Ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, aumentam o risco de alagamentos, quedas de galhos e interrupções de energia elétrica.
A Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção em áreas vulneráveis, especialmente regiões sujeitas a deslizamentos ou alagamentos. O alerta abrange todo o território paulista e aponta para a possibilidade de granizo de forma localizada.
Na capital, o sábado (11) começou com sol entre nuvens e temperatura máxima de 26°C. Até o final do dia, a entrada da brisa marítima deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas rápidas e isoladas, principalmente nas regiões próximas à Serra do Mar. À noite, os termômetros devem cair para 15°C.
O domingo será de calor, com máxima prevista de 29°C, mas a chegada da frente fria entre o fim da tarde e o início da noite deve provocar pancadas de chuva na Região Metropolitana de São Paulo. A mudança mais significativa no tempo ocorre na segunda-feira, quando a frente fria avança pelo litoral e provoca chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã, com temperaturas variando entre 18°C e 24°C.
Desde o dia 6, a cidade de São Paulo permanece em estado de atenção para baixas temperaturas, segundo a Defesa Civil municipal. Outubro, até agora, registrou apenas 28,1 mm de chuva — cerca de 25% da média esperada para o mês, que é de 112,2 mm, de acordo com o CGE.