O Grupo Biofast, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, alerta a sociedade sobre a importância da realização dos exames para detectar a dengue. De acordo com o Dr. Wilson Rodrigues, farmacêutico da empresa, o primeiro passo é procurar o serviço de saúde o mais breve possível. “O médico irá realizar perguntas sobre os sintomas e a saúde do paciente, pois precisa saber se a pessoa não está com outra doença que pode ser tratada com medicamentos que possam complicar mais ainda o diagnostico da Dengue. Após este procedimento, poderão ser solicitados exames para confirmar a doença”, explica.
O diagnóstico para detectar o problema é laboratorial. Pode ser obtido por meio de exames de sangue, como hemograma completo, que apresenta a contagem das plaquetas, e testes sorológicos para detectar anticorpos contra o vírus. “Muitas pessoas têm dengue e não sabem. O exame laboratorial fecha a hipótese diagnóstica se colhido sua sorologia no quinto dia de febre. A realização do exame sorológico traz maior segurança e tranquilidade ao paciente, que não ficará em dúvida sobre o seu diagnóstico. Além disso, do ponto de vista epidemiológico, o exame laboratorial é fundamental para as autoridades sanitárias”, afirma o especialista.
A dengue
As mortes por dengue no Brasil dobraram em relação a 2009, de acordo com o recém-divulgado Informe Epidemiológico da Dengue do Ministério da Saúde. Até maio deste ano, foram confirmados 321 casos fatais, 94,5% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (165). Somente em São Paulo, 99 pessoas morreram por causa da doença. Os números dos primeiros quatro meses de 2010 superam os da epidemia de 2002, quando foram contabilizadas 152 mortes ao longo de 12 meses. Para piorar o quadro, neste ano a letalidade da doença alcança 5% dos casos, cinco vezes mais que o considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde. Em São Paulo, onde foram registrados 1.737 casos, o índice de letalidade é de 6%.
Neste cenário alarmante, a população deve estar atenta aos sintomas da doença, principalmente, quando a cidade onde vive estiver em estado de alerta, como é o caso de São Paulo. Segundo especialistas, as mortes por dengue podem ser evitadas se a doença for rapidamente diagnosticada e tratada. Normalmente, os sintomas apresentados são: febre; dor muscular, de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos; e manchas vermelhas na pele.




