Quatro pessoas foram presas, na tarde desta quinta-feira (6), suspeitas de fraudarem o sistema de registro de aulas para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em uma autoescola em Piracicaba (SP). Os dados burlados eram enviados ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), segundo a Polícia Civil.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam o grupo após um aluno ser flagrado enquanto cometia a irregularidade em uma escola de direção no bairro Mário Dedini.
Segundo a DIG, o aluno chegava para ter aula prática, mas assinava a presença com o dedo no dispositivo de leitura digital da escola e ia embora. Horas depois, ainda conforme a investigação, o estudante voltava para a autoescola apenas para colocar a digital novamente no equipamento, o que confirmava a realização da atividade no sistema.
Com a fraude, conforme a DIG, a autoescola não gastava combustível e economizava na manutenção dos carros. Há ainda a suspeita de a autoescola pagava um valor menor do que o praticado no mercado por aula dada pelos instrutores porque, com o esquema, eles não precisavam sair para a rua com os alunos.
A DIG informou que os instrutores e a dona da autoescola podem responder por falsa inserção de dados no sistema público de informação. Também segundo a DIG, o Detran já havia aberto investigação contra algumas autoescolas da cidade. As quatro pessoas estão presas em uma cela da delegacia de Piracicaba.