O sábado não foi dos melhores para Guarani e Ponte Preta. Em jogos decisivos para o futuro das equipes na temporada 2017, os times de Campinas saíram de campo derrotados e veem os sonhos mais distantes. Agora será preciso vencer para que Ponte continue sonhando com vaga na Libertadores e que Guarani garanta vaga para a Série B do Brasileirão, também no sábado.
O Bugre foi até Arapiraca, Alagoas, onde enfrentou o Asa em partida de ida pelas quartas de final da Série C do Brasileiro. O alviverde, que terminou a primeira fase da competição com a melhor campanha, foi derrotado por 3 a 1. O Bugre saiu na frente com Ferreira, mas tomou a virada com gols de Reinaldo Alagoano e Diogo, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Diogo ampliou em falha do goleiro Leandro Santos.
O Guarani não tinha tomado três gols em um jogo no campeonato e tinha uma das melhores defesas da competição. A esperança agora é a invencibilidade em casa e a força da torcida para vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença. Os placares colocam o Bugre de volta na Série B do Brasileiro de 2017. O jogo decisivo será no sábado, às 19h, no Brinco da Princesa.
Já a Ponte Preta perdeu em casa por 2 a 1 para o Atlético Mineiro e somou três jogos seguidos sem vitória no Brasileirão. Júnior Urso e Clayton abriram o placar para o Galo e Roger descontou no fim. O técnico Eduardo Baptista reclamou muito da arbitragem por ter anulado um gol da Macaca e não ter marcado pênalti no primeiro tempo.
Agora o time é o décimo colocado, com 39 pontos, a três do Atlético Paranaense, sexto colocado. A boa notícia é que o G4 que ia virar G5 virou G6 após decisão da CBF de dar mais duas vagas para a Libertadores. A Ponte também joga sábado. O alvinegro enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h. Faltam nove rodadas para o fim do Brasileirão.