O Guarani enfrenta o Flamengo sábado, no Engenhão, em jogo dos desesperados. A vitória é imprescindível para o Bugre, já que enfrentará o Grêmio (que sonha com classificação para a Libertadores) na penúltima rodada e vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense (em jogo que pode valer o título) na última rodada.
Ocupando a 18ª colocação, com 37 pontos, há dois do Vitória, primeiro fora da zona de rebaixamento, o Guarani joga as últimas esperanças contra o Flamengo. Se vencer, o Bugre ultrapassa o Rubro Negro e dependendo dos resultados de Atlético MG, Vitória e Avaí, pode sair da zona de rebaixamento ainda nesta rodada, e dependerá apenas de seus resultados nos dois últimos jogos para fugir da queda.
Mas, a partida tem tudo para ser dramática. O Flamengo, atual campeão Brasileiro, ocupa a 14ª colocação com 40 pontos e vem de uma goleada sofrida pelo Atlético MG, 15º colocado com 39 pontos.
O Guarani não vence há 10 jogos, mas, para os bugrinos supersticiosos, a última vitória da equipe campineira foi contra uma equipe do Rio de Janeiro, venceu o Vasco no dia 25 de setembro no Brinco de Ouro.
No 1º turno da competição, o Guarani venceu, em casa, Flamengo e Fluminense por 2 a 1. Mas, perdeu para o Grêmio, no Olímpico, por 1 a 0.
Em entrevista coletiva, ao término da partida contra o Vitória, no domingo, o técnico Vagner Mancini se mostrou esperançoso com a permanência do Guarani na Série A: “Quero salientar que faltam nove pontos. A cada rodada, fica mais difícil, mas nós ainda estamos de pé e vamos atrás dos pontos que precisamos”.
Segundo cálculos do site estatístico Chance de Gol, o Guarani tem 90% de chance de ser rebaixado para a 2ª divisão.