O caranguejo gigante (King Crab) pode pesar até 4 quilos e cada pata pode chegar a 20 centímetros. É conhecido em todo o mundo por ter o sabor mais suave que a lagosta e mais marcante que o caranguejo tradicional.
Por ter um sabor suave, qualquer tempero mais marcante pode influenciar no resultado.
O ideal é usar azeite e salsinha com manteiga. Assá-lo na brasa realça o sabor. Uma sugestão de consumo é servir o crustáceo descongelado com manteiga sem sal.
Para descongelar, é preciso manter o caranguejo gigante durante quatro horas em temperatura ambiente. Depois deve ser lavado em água corrente para tirar o gelo. Então colocá-lo em água fervendo por quatro minutos. A água não deve conter sal. Depois disso pode-se consumir quente ou frio, dependendo do gosto.
O produto chega no Brasil pronto para o consumo: congelado, pré-cozido e limpo.
Vinho para acompanhar
O vinho branco indicado é o Substance Blanc de Blancs, é um produto de Jacques Selosse e tem origem na região de Champagne, na França. As uvas usadas para fazer a bebida são do tipo Chardonnay, que compõem uma bebida de cor amarela, com reflexos dourados, bolhas finas e persistentes.
O aroma é intenso, mas fresco, com notas amadeiradas e toques de castanhas assadas e couro, enquanto, na boca, é um líquido encorpado, com boa cremosidade, toques cítricos e amadeirados, e um final persistente.
King Crab com manteiga
Ingredientes:
4 patas de caranguejo king crab
100g de manteiga francesa
5g de ervas finas seca
1 pé de alface americana higienizada e picadinha
1 cenoura pequena
1 alho poró inteiro
100g de sal grosso
Modo de Preparo:
Em uma panela que caibam as patolas, coloque água, sal grosso, o alho poró e a cenoura. Assim que levantar fervura, coloque o caranguejo e cozinhe por 3 minutos. Retire da água, corte a casca com uma tesoura no sentido do comprimento e mantenha aquecido no vapor da água que cozinhou. Enquanto isso, derreta a manteiga, divida em duas tigelinhas e misture ervas finas à uma delas. Em um prato faça uma cama com o alface picadinho, deite as patolas e sirva com a manteiga de ervas.