O Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acaba de lançar o livro ”Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil”. A obra, publicada pela editora RiMa, foi organizada pelos pesquisadores Norma Valencio, Mariana Siena, Victor Marchezini e Juliano Costa Gonçalves. Fruto de estudos de vários pesquisadores, os capítulos da obra destacam as fragilidades do sistema brasileiro de defesa civil ao lidar com desastres, como enchentes e deslizamentos de terra e, principalmente, prevenir essas ocorrências.
O livro oferece ao público em geral pistas para pensar criticamente os casos concretos de desastres e de riscos relacionados às águas no País. O objetivo da obra é servir como base para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Defesa Civil. Atualmente, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desastres da UFSCar, pioneiro no estudo de Sociologia dos Desastres no Brasil, conta com 18 pesquisadores, coordenados pela professora Norma Valencio, do Departamento de Sociologia da Universidade. A docente destaca que é importante que os órgãos públicos estejam preparados para lidar com desastres e que as comunidades sejam informadas sobre medidas corretas que devem ser seguidas em caso de tragédias naturais, como as constantes enchentes que assolam o País.
De acordo com Valencio, 25% dos municípios brasileiros por ano são afetados por desastres relacionados a chuvas e seca e decretam calamidade pública, o que autoriza o município a contratar serviços emergenciais sem necessidade de licitação. Esse procedimento, segundo a organizadora do livro, favorece determinados grupos empresariais, o que incentiva a continuidade de políticas frágeis de prevenção e contenção de desastres. “Se isso é recorrente no Brasil, não é possível que só haja um aspecto negativo. Embora haja tanta danificação e destruição, alguém deve estar se favorecendo pelo fato de existirem populações que sofrem com drenagem urbana, deslizamentos, entre outros”, conclui Valencio.
Livro analisa sistema de controle e prevenção de desastres ambientais que acontecem no Brasil
Data:




