Um lobo-guará adulto, pesando aproximadamente 25 quilos, foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 25 de julho, nas dependências da Administração Regional 3, que fica na Vila Nogueira, região Leste da cidade.
Funcionários da unidade acionaram os técnicos do Bosque dos Jequitibás e dos Bombeiros para recolherem o animal.
Para facilitar o recolhimento e evitar que o lobo ficasse mais estressado, foi feita a aplicação de um anestésico. O animal foi levado ao zoológico do Bosque e deverá ser solto no seu habitat natural nos próximos dias.
Conforme a coordenadora do Bosque, a bióloga Eliana Ferraz, apesar estar em boas condições de saúde, o lobo se encontra muito estressado no momento. Por isso, o mamífero foi colocado num recinto isolado do zoológico e assim que se acalmar e comer normalmente, o que deverá ocorrer dentro de 2 a 3 dias, ele será devolvido à natureza.
A coordenadora, que fez pesquisa em Minas Gerais e defendeu tese de mestrado sobre o lobo-guará, informou ele está na lista de animais ameaçados de extinção. Na natureza, o bicho vive em média 10 anos e em cativeiro chega a aproximadamente a 20. A sua alimentação é a fruta do lobo (planta invasora) e pequenos animais.
Segundo a bióloga, o lobo-guará é inofensivo, vive solitário e não ataca as pessoas, como diz a famosa estória do lobo mal contada para as crianças. O surgimento dele em áreas urbanas ocorre, sobretudo, devido à destruição da natureza por queimadas e o avanço dos empreendimentos nas zonas rurais. “No caso desse animal, o mais provável é que ele deve ter saído à procura de alimentos e não conseguiu voltar para seu local de origem”, explicou Ferraz.




