O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (30) para marcar o lançamento de campanha nacional de trânsito, do Ministério das Cidades. A coletiva acontecerá às 14 horas, na sede do Detran/RJ, no Rio de Janeiro, e também terá a presença do presidente do órgão, Fernando Avelino.
No próximo domingo (1º), começa a veiculação das propagandas de televisão, jornal, rádio, mídia externa e revista em todo o Brasil. Entre os temas tratados nesta campanha estão a necessidade de se evitar a direção sob efeito de medicamentos ou álcool, realizar a manutenção do veículo, respeitar a travessia de pedestre e utilizar cinto de segurança no banco traseiro.
O objetivo é impactar os atores do trânsito (motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas) para incentivar a condução com responsabilidade, o respeito às leis e o convívio civilizado nas necessidades diárias de deslocamentos. O público-alvo está compreendido em pessoas com idade entre 18 e 40 anos.
Diagnóstico – A frota de veículos do Brasil dobrou nos últimos 10 anos, aumentando consideravelmente o índice de acidentes no trânsito. São 55,9 milhões de automóveis circulando pelas ruas, avenidas e rodovias do país, com mais de 35 mil mortes anuais registradas. O Brasil é um dos cinco países com maior número de mortes no trânsito – 100 óbitos por dia.