15.9 C
Campinas
terça-feira, julho 16, 2024

MPF notifica secretário de Cultura a convocar Conselho Superior de Cinema

Data:

Conselho responsável por definir metas do audiovisual não se reúne desde 2019

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, para que retome as reuniões do Conselho Superior de Cinema. Conforme apurou o MPF, houve demora na nomeação dos representantes da sociedade civil para o Conselho, que por sua vez não se reúne desde dezembro de 2019.

Criado pela Medida Provisória nº 2.228-1/2001 e composto por representantes do setor, o Conselho Superior de Cinema é o órgão responsável por definir a política nacional do cinema e aprovar as diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira.

A paralisação do Conselho tem causado o atraso na elaboração do Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (PDMA). O Plano decenal possibilita o acompanhamento da evolução do mercado de conteúdos e a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da indústria do cinema. O último PDMA venceu em 2020, de modo que, atualmente, não há planejamento ou metas dirigidas à produção do audiovisual no Brasil. Conforme dispõe o Decreto nº 10.553/2020, o Conselho deveria se reunir a cada quatro meses. A última reunião do colegiado, contudo, ocorreu em dezembro de 2019.

A recomendação do MPF também destaca que o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia recomendado ao Ministério do Turismo que definisse uma periodicidade mínima para as reuniões do Conselho, além de uma agenda mínima de assuntos a serem constantemente avaliados por aquele colegiado, visando a construir um histórico de informações acerca daspolíticas que o colegiado tem a responsabilidade de acompanhar.

O MPF fixou o prazo de 30 dias para que o Secretário Especial de Cultura convoque nova reunião do Conselho Superior de Cinema e informe ao MPF a agenda mínima de assuntos a serem tratados. Deverá informar também, no prazo de cinco dias, a previsão de aprovação do Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual 2021-2030. O MPF recomendou, ainda, que as atas das reuniões do Conselho sejam publicizadas na página da Secretaria, na Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

2º “Rock Day Festival” acontece na próxima semana com show da banda IRA! e mais quatro atrações no CCL

A segunda edição do “Rock Day Festival”, na próxima...

Festival ‘Rock na Concha’ anima a Concha Acústica do Taquaral neste sábado, dia 13

No dia 13 de Julho, sábado, Campinas se prepara...

Deo Lopes e Victor Mendes são os convidados do projeto Arreuní!

O Centro Cultural Casarão, no Distrito de Barão Geraldo,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363