Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus diplomas nesta terça-feira, 28, após curso de três meses
O projeto Cozinha-Escola, uma parceria entre a Ceasa Campinas, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), realizou na tarde desta terça-feira, dia 28 de novembro, a formatura da primeira turma do curso de gastronomia.
O grupo de 17 alunos é de moradores da região do Parque Shalon. O curso teve a duração de três meses. Ao final do curso, participantes recebem um certificado reconhecido que qualifica a atuação no mercado de trabalho como auxiliar de cozinha.
As aulas da formação são ministradas por chefs docentes do Curso de Gastronomia da PUC-Campinas gratuitamente. A cerimônia de formatura ocorreu no hub gastronômico da universidade, onde funciona o Curso de Gastronomia da unidade.
O presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve, participou da cerimônia de formatura e destacou a relevância da parceria. Ele ressaltou que o projeto Cozinha-Escola é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças e criar oportunidades para aqueles que mais precisam.
“Esse é o primeiro passo para que os formandos sigam construindo um futuro brilhante para as suas vidas e a vida das suas famílias”, afirmou Greve. “A conclusão da primeira turma é um marco significativo, indo além das habilidades práticas aprendidas em aula, mas também o início de uma jornada empreendedora para os formandos”, completou.
Geração de renda
O projeto Cozinha-Escola visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para as atividades gastronômicas, proporcionando habilidades culinárias que possam abrir portas para o empreendedorismo e a geração de renda familiar. Entre os temas abordados na capacitação estão Cozinha Básica, Cozinha Brasileira, Cozinha Italiana, Oriental, Panificação e Confeitaria. Neste último tópico, o curso abrange grande variedade de técnicas para fabricação de pães e doces.
Para a aluna Patrícia de Oliveira Ramos, a formação em gastronomia foi importante para abrir uma oportunidade de renda. “Sou mãe e vivo dentro de casa. Nunca tive uma oportunidade como essa. Aprendemos muito com este curso e a partir de agora ensinaremos essas técnicas para outras famílias”, afirmou Patrícia.
Iracélia Nascimento afirmou que o curso foi um sonho realizado. “Aprendi muito e espero poder passar as receitas para a minha comunidade e conseguir uma forma de sustento a partir de agora”, disse.
Projeto Cozinha-Escola
O projeto Cozinha-Escola tem como objetivo formar cozinheiros e promover a alimentação saudável por meio do uso integral dos alimentos. É voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
O projeto é realizado por meio da parceria entre Ceasa Campinas, ISA e PUC-Campinas.