28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Rede Mário Gatti terá Banco de Olhos para captação e transplantes de córneas

Data:

Cooperação com Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) viabilizará retomada da abordagem de famílias de possíveis doadores em Campinas

 

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas abrigará unidade do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para o desenvolvimento de programas de doação e captação de córnea para transplantes.

Acordo de cooperação para viabilizar a captação de córnea nos hospitais da Rede (Mário Gatti e Ouro Verde) está publicado na edição desta segunda-feira, 12 de junho, no Diário Oficial do Município.

O BOS é o principal captador de córneas do País, responsável por 70% das doações do Estado de São Paulo e 40% no País. As captações ocorrem em Sorocaba e região, Campinas (parceria com a Setec), Hospital Estadual Sumaré e Vale do Paraíba.

O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, observa que o plano de captação de córneas, que foi interrompido pela pandemia, está sendo restabelecido com melhores condições técnicas e com maior apoio organizacional. “Pela alta demanda que a Rede tem, o número de captações será aumentado. Importante para região, porque sempre tivemos o papel de maiores captadores em todo o País”, afirmou.

A ampliação de locais de captação visa aumentar em 20% o número de córneas captadas, reduzir o número de pacientes em lista de espera em 50% e o tempo de espera em lista de um ano para no máximo dois meses. No Estado de São Paulo, há 3.257 pacientes esperando por um transplante de córnea, segundo o BOS.

A estrutura necessária para o funcionamento do programa na Rede será implantada pelo Banco de Olhos – sala para o plantonista e refrigerador modelo frigobar para a guarda de materiais. O plantonista será o responsável pela abordagem as famílias e informará a morte e os trâmites para o consentimento da doação de córneas.

As córneas captadas são destinadas aos pacientes inscritos na fila de espera por transplante. A fila é unificada e controlada pela Central Nacional de Transplantes e, no Estado de São Paulo, pela Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363