Para comemorar os 18 anos de implantação do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas ocorre neste sábado, dia 15 de junho, mais uma edição do “Sabadania”. A Prefeitura participa do evento com vários órgãos públicos para atender as pessoas que não conseguem acessar os serviços durante a semana. O atendimento à população será das 9h às 13h. O CIC Vida Nova fica na rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92. Todas as atividades são gratuitas.
O Sabadania tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos disponíveis na região em que moram. A atividade é organizada pelo CIC, que é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.
Entre os serviços disponibilizados pela Administração Municipal estão o Procon Campinas, Cadastro Único, Centro de Saúde União dos Bairros e Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste.
A diretora técnica do CIC Campinas, Regina Rodrigues Espogino, explica que esse evento acontece anualmente para comemorar o aniversário de prestação de serviços no município. “Nós realizamos o evento no sábado, para possibilitar o acesso da comunidade aos serviços que funcionam durante a semana, proporcionando um espaço de informação e atendimento em direitos e cidadania. Teremos também, brincadeiras e atividades esportivas para as crianças, enquanto os responsáveis são atendidos, criando um espaço de acolhimento e prestação de serviços”, contou.
Durante toda a manhã, as crianças poderão desfrutar dos brinquedos infláveis. Também vai ter pintura no rosto e escultura de bexiga e gincanas infantis.
Serviços Municipais
Entre os serviços da Prefeitura de Campinas que estarão no local, o Procon Campinas vai registrar reclamações de consumidores, além de dar dicas e orientações sobre relações de consumo. A equipe também distribuirá material educativo. Uma vez por mês, o Procon leva seus serviços ao CIC Vida Nova. Neste mês de junho, o plantão será realizado no próprio evento. Quem tiver interesse em agendar atendimento para os próximos plantões, pode entrar em contato com o CIC pelos telefones (19) 3226-6161 e 3226-6889.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, também estará com dois serviços. Um deles é a unidade móvel do Cadastro Único que prestará instruções para obtenção do Bolsa Família e carteira da pessoa idosa, além de tarifa social de energia elétrica. O outro é a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Tempo que dará orientação social.
Na parte de atendimento à saúde, equipe do Centro de Saúde União dos Bairros vai fazer testes rápidos de hepatites, HIV e atualização da carteira de vacinas para maiores de 18 anos. A Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste também instruirá a população sobre combate a dengue e dicas para evitar a presença e acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões.
Demais órgãos públicos
Outros órgãos públicos também participam do evento com a oferta de serviços. As Defensorias Públicas do Estado e da União, respectivamente, vão oferecer orientação orientação jurídica sobre direito de família: guarda, pensão alimentícia, divórcio, imóvel, entre outros itens; e questões envolvendo o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), Loas/BPC (Lei Orgânica da Assistência Social/Benefício de Prestação Continuada), Fies (Financiamento Estudantil) e demais temas de interesse da população. A Polícia Militar vai ministrar uma aula de Jiu-Jitsu.
Pela sociedade civil, a irmandade Narcóticos Anônimos (NA) vai acolher e orientar os interessados sobre dependência química e o coletivo Promotoras Legais Populares vai oferecer orientação sobre os direitos das mulheres.
Serviços oferecidos:
Procon Campinas – orientações e abertura de reclamações sobre direitos do consumidor
Cadastro Único – orientação para o Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica e carteira da pessoa idosa;
Cras Novo Tempo – orientação social;
Centro de Saúde União dos Bairros – teste rápido de hepatite e HIV, regularização de vacinas para maiores de 18 anos;
Visa Sudoeste – Zoonoses: orientação sobre bichos peçonhentos e combate à dengue;
Defensoria Pública do Estado – orientação jurídica sobre direito de família: guarda, pensão alimentícia, divórcio, imóvel, etc;
Defensoria Pública da União – orientação jurídica sobre questões envolvendo INSS, LOAS, FIES, etc;
Polícia Militar – aulão de Jiu-Jtsu;
Promotoras Legais Populares – orientação sobre o direito das mulheres;
Narcóticos Anônimos (NA) – Acolhimento e orientação sobre dependência química;
Coletivo Vida Nova – brinquedos infláveis;
Alfa e Omega – pintura no rosto, escultura de bexiga, gincanas infantis.