A Secretaria da Saúde entregou nesta quinta-feira (19), uma rede online de diagnósticos por imagem envolvendo 24 unidades de saúde de todo o Estado de São Paulo.
Com a inauguração do Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), em parceria com a Fundação IDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), maior instituição sem fins lucrativos especializada nesta área em todo o Brasil, São Paulo amplia um sistema que permite a rápida transmissão e emissão de laudos de exames de raio-x, tomografia, ressonância magnética e tomografia, entre outros, agilizando o diagnóstico dos pacientes e permitindo aos médicos acesso rápido ao histórico de exames de cada usuário. Quando foi criado em 2009, o projeto-piloto contava apenas com oito unidades integradas.
Nos próximos dois anos todos os hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado deverão estar conectados às unidades do Sedi, transmitindo imagens para a rápida emissão de laudos.
Na central de laudos do Sedi, que possui 22 estações de diagnóstico, uma equipe de médicos radiologistas está de prontidão 24 horas. Assim que um exame é realizado em um hospital estadual, a imagem é transmitida em poucos segundos para esta central, via ondas de rádio, fibra ótica ou cabo. Os médicos avaliam as imagens e emitem o laudo para a unidade de origem, em média, após 30 minutos de ter recebido a solicitação.
Unidades atendidas pelo Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem)
Hospital Pérola Byington, Hospital Ipiranga, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Osasco, Hospital Geral de Guaianazes, NGA Várzea do Carmo, Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Infantil Darcy Vargas, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Hospital Geral de São Mateus, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Itapevi, AME Jardim dos Prados, AME Interlagos, AME Carapicuíba, CRI (Centro de Referência do Idoso) da Zona Norte, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, AME Heliópolis, Hospital Regional de Cotia e Hospital Geral de Itapecerica da Serra.




