Desde a manhã desta desta quarta-feira, dia 8 de agosto, o Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, passa por um processo de manutenção e revitalização para que os frequentadores do parque possam usufruir desta importante área municipal de lazer e de práticas esportivas com mais tranquilidade e segurança.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), está trocando o atual piso do pátio na parte interna do Parque, na entrada do Portão 1, pelo intertravado, que oferece mais segurança aos visitantes e praticantes de atividades esportivas como caminhada e corrida.
Os bancos serão reformados e envernizados, novos jardins serão construídos e o bicicletário vai mudar de lugar. Ele será transferido para uma área, com piso pavimentado, atrás da bilheteria do bondinho.
Os quiosques com sapé que ficam logo na entrada principal do parque, pelo Portão 1, serão retirados do local, que receberá uma nova reorganização paisagística.
A calçada externa também será trocada desde a saída do portão principal até a parte que passa embaixo da Rodovia Miguel N. Burnier, que liga Campinas a Mogi Mirim, próximo ao 4° Distrito Policial. Esta obra será realizada pela Secretaria de Serviços Públicos em conjunto com a Sanasa e com apoio da Emdec.
Extração de eucaliptos
Sete eucaliptos serão extraídos, depois de serem analisados por Clarisvaldo Domene Júnior, técnico habilitado da Secretaria de Serviços Públicos, cujo laudo técnico afirma que estas árvores exóticas estão condenadas. Além de mortas e extremamente secas, seus galhos podem cair principalmente durante o Verão, quando são previstos ventos e chuvas fortes. Assim, a medida preventiva de extração garante a segurança dos frequentadores do parque.
“Este é o momento ideal para a extração dos eucaliptos porque estamos em uma estação sem chuvas e na próxima, que é chuvosa, poderão ocorrer tempestades e os galhos caírem em cima dos frequentadores do local afirma Vilson José da Silva, coordenador de arborização do DPJ.
A secretaria disponibilizou, nesta quarta-feira, 20 funcionários para a manutenção e revitalização do Parque Portugal, dois caminhões munck, um deles cuja lança alcança 32 metros de altura com um cesto com dois acoplamentos, com capacidade para dois funcionários. Este caminhão realiza o corte dos galhos mais altos e difíceis de serem cortados.
O outro caminhão munck é menor e fará a recolha do material lenhoso, que será encaminhado ao Ecoponto da Avenida Mercedes, no Distrito Industrial. Para evitar acidentes, os locais onde estão ocorrendo a manutenção e as extrações foram isolados por fita zebrada e os funcionários são cautelosos com relação a fiação elétrica.
“O laudo técnico e uma notificação foram encaminhados ao Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas), Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgãos ambientais do município, para informar que estamos executando essas extrações”, explica Edson Roberto Navarrete, diretor do DPJ.
O horário de funcionamento do Parque Portugal, que é de segunda a domingo das 5h às 22h, permanece inalterado.
Vila Teixeira e Bosque dos Jequitibás
Na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, dois eucaliptos serão extraídos, na Vila Teixeira. Um deles fica na Avenida John Boyd Dunlop, sentido bairro/Centro, e o outro próximo a Escola Estadual Guido Segalho.
A equipe da Secretaria de Serviços Públicos vai extrair na próxima segunda-feira, dia 13 de agosto, um jequitibá, que está perto do recinto dos animais, no Bosque dos Jequitibás. Ele está muito velho e com risco iminente de queda. A árvore será extraída na segunda por ser o dia da semana destinado a manutenção do Bosque.
As árvores que estão sendo extraídas são muito velhas, também estão bem secas e apresentam risco de queda, de acordo com os laudos técnicos emitidos para cada uma delas.




