Barco de empresa particular virou durante temporal e equipes de resgate retomam buscas por vítima em área monitorada pela Cetesb
Um homem de aproximadamente 45 anos permanece desaparecido na manhã desta segunda-feira (9) após um grave acidente ocorrido nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Córrego Barnabé, em Indaiatuba. No domingo (8), o trabalhador e um colega de uma empresa particular realizavam serviços em uma embarcação quando foram surpreendidos por uma tromba d’água. A força da correnteza virou o barco, lançando ambos na água; apenas um dos ocupantes conseguiu nadar até a margem e se salvar.
Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp.
O Corpo de Bombeiros mobilizou ao menos quatro viaturas e equipes de mergulho para realizar as buscas na região, que é marcada pelo fluxo intenso de detritos e correnteza forte após as chuvas que atingiram o interior paulista no fim de semana. A embarcação utilizada pelos trabalhadores foi localizada e retirada do leito do córrego com auxílio de máquinas, devido ao peso acumulado pela água e lama, mas não havia sinais da vítima em seu interior.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba esclareceu que a empresa envolvida no acidente prestava serviços terceirizados para uma segunda companhia e que a fiscalização e o monitoramento ambiental daquela área específica são de responsabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A prefeitura informou que acompanha o caso por meio da Defesa Civil e dos bombeiros, mantendo-se à disposição para dar suporte logístico às buscas, que foram retomadas ao amanhecer desta segunda-feira.
Até o fechamento desta matéria, a identidade do trabalhador desaparecido não havia sido divulgada oficialmente. O homem que sobreviveu ao acidente foi acolhido e prestou depoimento inicial para ajudar a localizar o ponto exato onde o colega foi visto pela última vez. O caso levanta questionamentos sobre os protocolos de segurança para trabalhos em leitos de córregos durante o período de alertas meteorológicos para chuvas intensas na região de Campinas.




