17.1 C
Campinas
sexta-feira, agosto 8, 2025

Vendas no comércio crescem em março e fecham primeiro trimestre em alta

Data:

Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

 

O volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% de fevereiro para março, segundo o Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados divulgados na manhã desta quarta-feira (17), as vendas fecharam o trimestre com alta de 2,4%. Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses.

“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento”, afirma o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. “Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, acrescenta. “Foi um resultado bastante equilibrado na análise dos setores.”

https://twitter.com/ibgecomunica/status/1658811532699144192?s=20

 

Veículos e material de construção

O chamado varejo ampliado subiu 3,6% no mês, 8,8% sobre março do ano passado e 3,3% no trimestre. Em 12 meses, ainda está no campo negativo (-0,2%). Esse setor inclui veículos, motos e peças e também material de construção, além de atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Em março, o IBGE apurou, por exemplo, queda nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (-4,5%) e alta em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%). O segmento que inclui hiper, supermercados e produtos alimentícios ficou estável.

 

Avanço sobre 2022

Ante igual mês do ano passado, cinco das oito atividades pesquisadas cresceram. Caso, entre outras, de combustíveis e lubrificantes (14,3%), artigos farmacêuticos (6,8%) e hiper/supermercados (4,5%, somando 2,2% em 12 meses). No ampliado, a atividade de veículos, motos e peças teve alta de 10,7%, enquanto a de material de construção caiu 5,1%.

Também de fevereiro para março, as vendas sobem em 23 das 27 unidades da federação. As exceções foram Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Alckmin anuncia plano para conter impacto de tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Medida entra em vigor na quarta-feira (6) e afeta...

Tarifaço de Trump poupa 44,6% das exportações brasileiras aos EUA, aponta governo Lula

Lista com cerca de 700 exceções inclui petróleo, minério...

Governo Lula notifica distribuidoras de gás por não repassarem redução de preços ao consumidor

Secretaria Nacional do Consumidor deu prazo de 48 horas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade