16.1 C
Campinas
terça-feira, junho 16, 2026
spot_img

Viracopos vai deixar de ter voos internacionais

Data:

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas – o terceiro maior de São Paulo -, vai deixar de ter voos internacionais. A TAP, que tinha três operações semanais para Lisboa, vai suspender os voos do aeroporto a partir de outubro. A Pluna, que operava diariamente a rota Campinas-Montevidéu, também suspendeu as operações no aeroporto em abril. Cumbica, em Guarulhos, volta a ser o único aeroporto internacional do Estado.

A falta de infraestrutura foi determinante – Viracopos não tem free shop, por exemplo. Segundo o diretor-geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, os passageiros preferem voar por Cumbica por causa disso. “No geral, o aeroporto tem estrutura precária. Está melhor adaptado para voos domésticos, mas não supre as expectativas de um passageiro internacional”, disse.

O free shop foi um dos pedidos da TAP à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) quando começou a operar em Viracopos, em julho de 2010. Foi aberta uma licitação em meados do ano passado, e a loja estava prometida ainda para 2011, mas não foi aberta.

A Infraero afirma que a empresa ganhadora já concluiu as obras para a instalação do free shop, mas ainda aguarda autorização da Receita Federal para operar. A promessa é que seja aberto até o fim deste mês.

Outra dificuldade apontada pela TAP é a falta de uma empresa de catering (apoio para o serviço de alimentação a bordo) no aeroporto. Toda a comida servida nos voos da TAP seguia em um caminhão refrigerado de São Paulo para Campinas, o que representava um custo adicional para a empresa.

A Infraero afirma que há duas empresas que prestam atendimento de catering em Viracopos, mas cabe à TAP escolher quais serviços usar.

Privatização. A companhia acena com a possibilidade de voltar a voar por Viracopos em 2013, quando passar a baixa temporada europeia. “Esperamos que dentro desse período o aeroporto possa melhorar bastante com a privatização”, afirmou Carvalho, referindo-se à concessão de Viracopos à iniciativa privada.

O contrato com o Consórcio Aeroportos Brasil deve ser assinado no dia 25 deste mês. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu dois recursos questionando o resultado do leilão – julgou improcedente o primeiro, impetrado pelo Consórcio Novas Rotas (liderado pela Odebrecht), e não reconheceu o segundo, interposto pela ES Engenharia.

A Pluna, que inicialmente voltaria com a rota Campinas-Montevidéu em julho, já fala em dezembro como mês de retorno previsto. A empresa atendia uma média de 3 mil passageiros mensalmente em Campinas, com um voo por dia. A maioria fazia conexão para Buenos Aires e Santiago.

Movimento triplicado. Montevidéu e Lisboa eram as duas únicas rotas internacionais diretas que saíam do aeroporto de Campinas, em um total de dez voos semanais – sete da Pluna, diários, e três da TAP, às terças, quintas e sábados.

Procura. Entre 2010 e 2011, o movimento de passageiros internacionais praticamente triplicou em Viracopos – de 42 mil para 112 mil em um ano. Só a TAP era responsável por 56,6 mil passageiros por ano em Campinas.

“Isso afeta toda a cadeia de turismo do interior. Viracopos era uma ótima opção para desafogar Cumbica”, afirma Marcelo Matera, vice-presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo (Aviesp). “Existe ali um potencial muito grande que o governo não soube mensurar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação apreende mais de 236 quilos de cocaína dentro do colchão em Americana

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na prisão...

Homem é preso por manter namorada e bebê em cárcere privado em Mogi Guaçu

Vítima relatou agressões diárias, privação de alimentos e uso...

Mulher é presa após ameaçar e agredir os próprios avós em Mogi Guaçu

Jovem de 21 anos teria feito ameaças de morte...

Vídeos mostram momentos de tensão durante operação com tiroteio em condomínio de luxo de Indaiatuba

Imagens do Portal Sampi Campinas registraram disparos, cerco policial...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade